30 de novembro de 2010

POEMA DO AUTOR DO PEQUENO PRÍNCIPE

"Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer. (...) Eu sei assim reconhecer aquele que ama verdadeiramente: é que ele não pode ser prejudicado. O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.

Delicioso Bolo de Nozes p/seu natal.

Fácil de fazer, massa bem levinha e bem gostosa. Ingredientes - 3 ovos inteiros - 2 copos de açúcar refinado - 1 copo de óleo (menos 1 dedo) - 2 copos de farinha de trigo - 1 copo de iogurte natural - 1 xícara de chá de nozes picada bem picadas - 1 colher de sopa rasa de fermento em pó *medida copo requeijão Modo de fazer Bater na batedeira : 3 ovos , açúcar e o óleo, bater bem. Depois acrescentar a farinha de trigo e o iogurte bater bem até ficar uma massa bem lisinha e por último juntar o fermento e as nozes picadas.(obs; nesse momento mexer delicadamente até o fermento incorporar com a massa) Assar em forno quente, untar a forma com manteiga, misturar açúcar com a canela e polvilhar a forma untada. Despejar a massa na forma e Polvilhar por cima da massa, a canela misturada com o açúcar Colocar para assar. *Forno quente , pré-aquecido ,quando o bolo crescer, abaixar o fogo e deixe até dourar.Em seguida espete uma faca para verificar se esta assado por dentro. Bom apetite

Bolo de cenoura hummm!!!

obs; me esqueci de fotografar essas fotos não são minhas. Quando lembrei o bolo já havia acabado,bjsss a todas.
Esse bolo fiz sexta-feira aqui em casa, não tem quem não aprecie um delicioso bolo caseiro de cenoura.Quando quero encrementar e dar um visual diferente na cobertura costumo cobri-lo com a receita de brigadeiro mole com granulados por cima.HUM... minhas amigas façam e depois me digam o que acharm dele!!! Ingredientes 3 cenouras grandes s/ a casca e bem picadinha 1 col. (chá) de fermento em pó 2 xic.de chá de farinha de trigo 2 xic. de chá de açúcar 1 xic. de chá de óleo 4 ovos inteiros Cobertura: 1 xic. de chá de achocolatado ou chocolate em pó 1 xic. de chá e ½ de leite ½ xic. de chá de açúcar 1/2 xic. (chá) de margarina s/sal Massa: No liquidificador, bater as cenouras, o açúcar, o óleo e os ovos. (Bater muito bem até virar um creme homogênio) Colocar a farinha e o fermento numa tigela grande e adicionar aos poucos, misturando a massa batida no liquidificador, mexendo e misturando muito bem sem bater ( dessa forma a massa fica com bolhas de ar e bem fofa) Assar em forma untada e enfarinhada e forno médio por 40 minutos. Cobertura: Colocar o leite, o achocolatado, o açúcar e a margarina numa panela, levar ao fogo e deixar apurar por 20 minutos ou mais ( até engrossar um pouco), mexer de vez em quando. Colocar depois de morno por cima do bolo.

29 de novembro de 2010

Dicas para um bom churrasco!!!

Um dos segredos do churrasco bem feito é o calor das brasas e nunca a chama. O combustível é o carvão

Acender o fogo é fácil

Use apenas um copo de álcool ( álcool gel acendedor é o melhor). Nunca use querosene, gasolina, tiner, etc. pois além de passar gosto para a carne, prejudicando a saúde, pode haver explosão.

Depois de colocar carvões, colocar o álcool devagar, em três lugares diferentes e aguarde aproximadamente 60 segundos. Quando o carvão já estiver estalando (isto mostra que o alcool já penetrou no interior do carvão) acenda o fósforo e jogue-o sobre o carvão.

Se o fogo não pegar, não ponha álcool de novo. Aguarde um pouco e verá que alguns carvões pegaram fogo. Use então o abanador até levantar uma pequena chama. Repita a operacão de abanar até ter umas boas brasas acesas. Espalhe os carvões, usando o " espalha brasas ". Dê mais algumas abanadas. Coloque as carnes em espetos, protegida pela gordura ou osso, como o caso da picanha e da costela.

Demais equipamentos :

- Abanador de brasa.

- Ferro para espalhar a brasa.

- Tabua de servir a mesa.

- Colher pinça, para pegar brasas.

- Pinça colher para servir a carne.

- Garfo, colher.

- Gamela de preparar vinha d'alho e gamela de salgar.

Obs : O churrasco de espeto é o mais usado.

Assando a carne

Assar, significa expor a carne rápida e diretamente a uma fonte de calor. A proteína da carne, a albumina, como auto-proteção, coagula-se rapidamente formando uma camada impermeável que bloqueia a saída do sumo. A carne se contrai e fica levemente crestada. As gorduras que não coagulam neste processo, são destiladas e pingam sobre as brasas. É hora de virar o espeto, repetindo tudo de novo. A temperatura interna da carne aumenta e o sumo não se perde. A água se volatiza.

Quando a carne passa do ponto, fica excessivamente seca, perde água demais.

O tempo que leva um churrasco para assar depende do calor da churrasqueira, das carnes escolhidas, dos cortes, da qualidade do carvão.

Salgando a carne

O sal do churrasco é o sal grosso. Está na origem histórica. O sal grosso nunca erra.

Meia hora antes de dar início ao trabalho de assar a carne, salgue-a. Ponha a carne na gamela e esfregue o sal com as mãos. Espete e leve ao fogo, com a parte mais gordurosa para baixo, como o caso da picanha.Importante : para tirar o sal, quando a carne está pronta, segure o espeto no ar ainda dentro da churrasqueira e bata com as costas da faca.

Nunca salgue o churrasco com sal fino de cozinha. Certamente o sal vai grudar e a carne ficará por demais salgada. Se não tiver sal grosso, faça com o sal fino uma salmoura e vá borifando periódicamente na carne, sem tirá-la do fogo. O tempo médio para a preparação de cada tipo de carne (referidas logo abaixo - peças inteiras), é aproximadamente 40 minutos.

Obs : as peças sendo em postas levam aproximadamente 20 minutos

Carnes preferidas para o churrasco

Alcatra : apresenta pouca gordura, que ainda deve ser retirada, deixando-a perfeitamente limpa. Deve ser cozida ao ponto ou mal passada. Como as outras carnes de primeira, não deve ser fatiada e sim cortada em pedaços grossos para ser levada ao prato. É a maneira de manter o ponto por fora, na casquinha, e a suculência por dentro.

Picanha : é macia e isto se deve por ser uma carne sem músculos e de alto volume sanguíneo, o que lhe marca o sabor característico. Ela deve ser servida em pedaços grossos e no prato é que se vai cortando em pequenos cubos para comer. O ponto certo da picanha é o malpassado

.

Contra-file : é macio, tem sabor acentuado, muito suco e dificilmente se erra no ponto. Deve ser servido ao ponto ou mal passado, sob pena de perder o suco e daí o sabor. Para servir, corte em postas de espessura média.

Maminha ou ponta de alcatra : deve ser servida malpassada mas aceita ser servida ao ponto e até bem passada.

Filé mignon : caracteriza-se por ser uma carne macia e gosto levemente adocicado. Tem presença obrigatória nos melhores restaurantes. Para grelhar deve ser cortado em bifes grossos e servir ao ponto pois a maciez e o sumo se mantém.

Fraldinha : é uma carne muito saborosa, boa de assar mas que não é uma carne popular. Não deve ser passada demais. É uma carne cheia de gorduras e nervos e é preciso ser muito bem limpa para ir até à grelha.

Chuleta : é também uma carne saborosa mas às vezes fica dura ao ser assada. Seu ponto certo é o malpassado. É entremeada de gordura, que a mantém suculenta.

Costela : é a carne mais típica do churrasco. Para os churrasqueiros, churrasco é sinônimo de costela. Antigamente fazia-se churrasco só de costela e de alguns anos para cá é que foram introduzidos outros tipos de carne. Ela só deve ir ao fogo quando estiver bem limpa, isto é : carne à vista de um lado e osso de outro. A costela deve sempre ir às brasas com o lado do osso para baixo. Somente quando esta parte mostrar-se bem assada é que se deve virar o espeto. Serve-se ao ponto

.

Além do churrasco tradicional, usa-se no Brasil outros tipos de carne como a de porco, ovelha, frango e peixe, além da linguiça, coração de galinha, etc.

26 de novembro de 2010

Pavê de banana nanica

Essa sobremesa é uma das que mais faço em minha casa, ela geladinha é muito gostosa...ainda mais quando fica aquele monte de bananas maduras já quase passando do ponto,ai é melhor ainda aproveita-las para essa sobremesa e não sobra nada para o outro dia o pessoal devora!!!

Ingredientes

1 lata de leite condensado 2 colheres (sopa) de maisena 1 lata de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir) 2 ovos (claras e gemas separadas) 1 lata de creme de leite 2 pacotes de biscoito de aveia e mel 1/3 xícara (chá) de manteiga 2/3 xícara (chá) de açúcar mascavo 1/3 xícara (chá) de água 3 bananas-nanicas maduras em rodelas 2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo Leve ao fogo o leite condensado, a maisena dissolvida no leite e as gemas, mexendo até engrossar. Tire do fogo e misture o creme de leite. Em um refratário, intercale camadas de biscoito e creme, terminando em creme. Derreta a manteiga e junte o açúcar mascavo até formar um creme grosso. Adicione a água e as bananas e cozinhe por 8 minutos até obter uma calda. Espalhe sobre o creme e reserve. Bata as claras em neve e adicione o açúcar até formar um suspiro. Espalhe sobre a calda de banana e leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos ou até dourar levemente o suspiro. Deixe esfriar e leve para gelar por no mínimo 4 horas antes de servir

24 de novembro de 2010

Dicas saudáveis

Eu realmente estou preocupada em postar tantas receitas deliciosas, mas tudo na vida tem que ter um equilibrio.Podemos sim comer de tudo mas em pouca quantidade sem exageros. Achei importante essas 12 dicas que seguem abaixo; Para uma dieta equilibrada e saudável . 1. A alimentação deve ser dividida em três refeições principais e três lanches intermediários. Isso aumenta o trabalho intestinal e o gasto de energia para a digestão dos alimentos. Além disso, pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que um estômago dilatado volte novamente ao normal. 2. As refeições devem ser feitas em lugares tranquilos e sem pressa. Mastigue pelo menos trinta vezes cada garfada, isso fará com que você se sinta saciado ingerindo menos alimentos. 3. Comece sua refeição pela salada crua, que contém fibras e tira a sensação de fome. Se depois da refeição ainda sentir fome, coma mais salada e não repita o prato quente. 4. Evite beber durante as refeições. As bebidas, principalmente gasosas, dilatam o estômago. 5. Beba muita água no intervalo das refeições. Ela ajuda a limpar o organismo e manter as suas funções normais. 6. Diminua o consumo do açúcar e aumente o consumo de fibras. O açúcar é muito calórico e não traz nenhum benefício à saúde, enquanto que as fibras asseguram um bom funcionamento intestinal e reduzem a sensação de fome. 7. Substitua produtos comuns por lights ou desnatados, pois estes contêm menos calorias. Substitua queijos amarelos (prato, muzzarela, provolone, requeijão) por queijos magros (ricota, cottage, queijo branco). 8. Prefira carnes magras, peixes e aves sem pele. Prepare-os assados, cozidos ou grelhados, com pouco óleo. 9. Diminua o consumo de massas, cereais, pães e doces. 10. O exercício físico, orientado por um profissional, acelera a queima de gordura armazenada, auxiliando na redução de peso. 11. Não faça exercícios com o estômago cheio, pois a energia necessária para fazer a digestão será desviada para a atividade física. 12. Não durma logo após as refeições, nem ingira alimentos muito pesados à noite, pois neste período a digestão é mais lenta.

Almofada de fuxico

Que tal,ter varias almofadas estocadas em casa?
Assim podemos mudar a todo momento o nosso quarto ou até mesmo a sala não é mesmo!!!
Essa foi montada toda em fuxicos, com retalhos de tecido de chifon e lese para o acabamento, mas precisa ter o cuidado em escolher as cores para ter harmonia ( tons que combinem).
Ela ficou tão fofinha e macia que não pude deixar de coloca-la em minha cama, trazendo assim aquele toque todo especial de romantismo...
Por que não fazer algo diferente em sua casa?
Mude os moveis de lugar,jogue um tapete de crochê ou uma toalha em cima do encosto do sofá,pinte você mesma seu lustre de outra cor, mude os quadros de lugares e coloque até mesmo um simples vasinho de violeta que não custa mais de 3,00 reais em sua sala.
Você vai se sentir com certeza muito bem em sua nova casa... E por que não mudar ?TENTE!!!

Como Brilhar

Perguntei ao sol
Qual o segredo
Para sempre iluminar
Ele respondeu:
Perca o medo
Deixe seu coração falar
Perguntei a flor
Qual a magia
Para tudo perfumar
Ela respondeu:
Sorria!
Só amor irá exalar
Perguntei a lua
Qual o mistério
Para o poeta inspirar
Ela disse baixinho:
Aceite o brilho dos outros
Você também pode brilhar
Gostei e postei, boa semana...

23 de novembro de 2010

Bolo com mousse de chocolate

Ingredientes 1 col.(sopa) de fermento em pó
4 col.(sopa) de margarina
4xic. (chá) de farinha de trigo
2xic. (chá) de açúcar
1 e ½xic. (chá) de leite
Margarina e farinha de trigo para untar
8 ovos (claras e gemas separadas)
Recheio e Cobertura:
800g de chocolate branco picado
2 latas de creme de leite sem soro
Raspas de chocolate branco para decorar
modo de fazer:
Bater as claras em neve e adicionar as gemas, uma a uma, sem parar de bater. Juntar o açúcar e a margarina e bater por 5 minutos. Intercalar o leite com a farinha e o fermento peneirados até ficar homogêneo. Untar e enfarinhar uma forma redonda e despejar a massa. Levar ao forno médio, preaquecido, por 45 minutos ou até dourar ligeiramente.
Derreter o chocolate em banho-maria. Tirar do calor, misturar com o creme de leite e reservar na geladeira.
Desenformar o bolo e cortar duas vezes na horizontal. Intercalar as camadas de bolo com a mousse, decorar com as raspas e levar para gelar por 6 horas antes de servir.

Cuscuz Paulista

Esse cuscuz me faz lembrar muito de minha Infância,minha avó Laura o fazia pelo menos uma vez por mês. Até hoje faço a mesma receita , mas posso dizer que igual o sabor e o toque especial dela o meu não cheguei nem perto... O de minha avó era MUIIIITO BOM!!!
Obs;Os ingredientes de recheios varia com o seu gosto, são opcionais. Mas estou passando para vocês exatamente como ela fazia. Espero que gostem bjssss
Ingredientes
½ xic.(chá) de azeitonas verdes, cortadas em rodelas para decorar
½xic. (chá) de palmito em conserva, escorrido e cortado em rodelas (reservar algumas rodelas para decorar)
1 lata de ervilhas em conserva, escorridas (reservar 1/3 de chá par decorar)
3xic. (chá) de farinha de milho em flocos tem que ser a amarela, bem esfarelada com as mãos
½xic. (chá) de farinha de mandioca crua
½xic. (chá) de óleo2 (chá) de sal dissolvido em ¾ (chá) de água fervente
4col. (sopa) de azeite de oliva
2 col.(sopa) de salsa picada
2 latas de molho de tomate refogado
2 latas de filés de sardinha em óleo, escorridos e abertos ao meio (reservar 3 ou 4 files para decorar)
3 ovos bem cozidos, cortados em rodelas (reservar 1 ovo para decorar)
6 camarões grandes (200 gramas), limpos e cozidos para decorar
1 tomate médio (100 gramas) cortado em rodelas para decorar
1 pimenta dedo de moça grande, sem sementes, bem picada
500 gramas de camarões pequenos, limpos e cozidos
1 pimentão verde pequeno (100 gramas), bem picado
1 cebola grande (150 gramas) bem picada
Modo de fazer;
Colocar o óleo, o azeite a cebola para dar uma dourada,junte o molho de tomate, o sal e deixe ferver +- uns 5 minutos em fogo alto, depois coloque o pimentão, a salsa, a cebolinha e a pimenta, por+ 5 minutos.
Picar o ovos cozidos, o palmito, as ervilhas,e as sardinhas, acrescentar à mistura. (misturar delicadamente para não estragar as ervilhas).
Adicionar os 2 tipos de farinha, aos poucos mexer sempre. Prove se esta bom de sal.
E leve ao fogo até a mistura engrossar e a farinha ficar cozida ( nesse momento não parar de mexer,a col.de pau é melhor). Juntar os camarões pequenos e misturar bem. Untar só com óleo uma forma de pudim com o buraco no meio, e arrumar os ingredientes que foram reservados para decoração.
Em seguida colocar a mistura cozida dentro da forma decorada apertando bem com uma colher grande, pronto e só desenformar e servir com uma bela salada.

Frango a Parmegiana de micro ondas

Ingredientes
½ k filé de frango 1 xícara de chá de molho de tomate ½ xícara de chá de farinha de rosca ¼ xícara de chá de queijo parmesão ralado 2 xícaras de chá de mussarela ralada 1 ovo batido 1 colher de chá de sal 2 colheres de sopa de orégano 1 colher de chá de salsa picada 1 dente de alho picado queijo parmesão ralado
Preparo
Coloque em um refratário com tampa, o molho de tomate, o orégano, o sal e o alho e leve ao micro por 2 minutos em potência máxima com o refratário tampado.Reduzir para a potência média e cozinhar mais ou menos por uns 5 minutos. Reserve. Misture a farinha de rosca, o queijo parmesão e a salsa .Passe os filés pelo ovo batido e empane com a farinha de rosca. Em outro refratário coloque os filés empanados lado a lado cobrir com papel manteiga e levar ao micro na potência média -máxima por 10 minutos até que o frango cozinhe (o tempo dependerá da grossura dos filés) Cubra os filés com o molho e polvilhe o queijo. Leve ao micro por 5 a 10 minutos na potência média .(Tempo suficiente para derreter os queijos )
Fiz essa receita é gostosa ,facíl e rápida. Para acompanhar um arroz branco e salada de folhas com tomate e cebola... hum da água na boca!!!

Arroz de micro- ondas

Esse recipiente de
plástico é próprio também para cozinhar arroz no micro.
Ingredientes:
1 1/2 xícara de arroz
3 xícaras de água1 colher (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada Sal
Preparo:
Para conseguir um resultado satisfatório ao fazer o arroz, proceda exatamente igual ao modo que você faz no fogão convencional
Para o meu paladar seria assim:
Frite o alho no óleo em um refratário alto no micro ondas por 2 minutos em potência alta. Acrescente a cebola e leve novamente ao microondas por mais 2 minutos em potência alta. Junte o arroz já lavado e escorrido e deixe fritar por mais 2 minutos. Os dois minutos que frita o arroz, realça o seu sabor. Acrescente agora a água quente e o sal a gosto. Cozinhar no microondas por 14 minutos em potência alta, semi tampado. Retire do microondas e deixe 10 minutos tampado antes de servir. Se preferir o arroz bem soltinho, mecha com garfo e deixe destampado após retirar do forno
Quando descobri que fazer arroz e outras cozi tas mais no micro, iria me tirar do fogão.amei !!!
Hoje em dia eu uso sim meu fogão,mas não com a frequência de antes.Encontrei no micro a praticidade da rapidez e de não sujar tantas coisas e com isso, sobra mais tempo para fazer coisas que me dão muito mais satisfação,como encher o meu blog de novidades e dicas.
bjs

22 de novembro de 2010

Cortina de crochê um mimo !!!

Aqui esta a cortina de crochê que estava em acabamento, pois é demoro mais saiu.Ficou bem legal, fiz na cor creme e com acabamento branco com um resto de linha que achei aqui em casa. Infelizmente não tem nem o rotulo para indicar qual a linha utilizada no trabalho. Mas se alguém quiser fazer em barbante fino na cor cru fica muito bonito também.
Em publicação anterior postei uma foto de minha mãe com essa camiseta,hoje estou colocando a foto se caso alguém quiser tirar o modelo fica bem mais fácil visualizar. Na minha opinião ficou muito linda, na cor branca.

Eu tenho uma horta

Acabei de colher essas couves em minha horta, eu e minha irmã sempre sonhamos em plantar alguns legumes e verduras. Já iniciamos inúmeras vezes uma pequena hortinha mas por falta de tempo para cuidar acabava não indo para frente. Dessa vez deu certo, conseguimos colher couve, espinafre,cheiro verde, tomate,almeirão,brocolis, mandioca,cana e o pé de chuchu e maracujá também esta subindo no carramanchão que juntas fizemos,logo tenho certeza que darão frutos.
Acreditem!!! Moramos na cidade urbana e isso para mim é incrível, poder colher o que plantamos. Aqui tem pé de pêssego (que alias já deu fruto),pé de figo que esta carregado (colocarei as fotos em breve),limão,mixirica,abóbora e mamão.
Tudo da de pouquinho mas é o suficiente para sentirmos a alegria de colher o que cultivamos com tanto carinho.

Renovando nosso lar

Esses quadrinhos foram pintados por minha mãe, eles estavam na parede do corredor já a muitos anos. Quando ganhei a toalha de borboletas, resolvi dar uma renovada no banheiro. Os quadrinhos ficaram uma graça e essa semana colocarei na janela uma cortina de croche que esta em fase de acabamento,assim que ficar pronta, colocarei a foto dela junto com a camiseta com aplicação em croche que já postei anteriormente.
Essa toalha de banho ganhei de minha sogra, foi ela mesma quem bordou em ponto cruz.
Gostaria de ter mais tempo para fazer tudo que gosto, é uma pena que o tempo passa muito rápido, ainda mais com esse horário de verão.
Um forte abraço amiga e boa semana, espero poder aproveitar cada minutinho junto com vocês.

STROGONOFF HUMMMM !!!!!

O Strogonoff tem muita história e todas as partes do Brasil essa super receita é feita frequentemente, você tem que experimentar essa verdadeira delícia, que faz muito sucesso aqui em casa, é um delicioso prato mundialmente famoso, pois bem ai vai a receita:
Ingredientes
1 kg de carne em um só pedaço (filé mignon, contra-filé, alcatra)
4 colheres (sopa) de manteiga
2 cebolas picadas
meia colher (sopa) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
meia xícara (chá) de conhaque (é opcional)
200 g de champignons em conserva fatiado
1 colher (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de catchup
1 lata de Creme de Leite NESTLÉ sem soro
Modo de preparo
Pique a carne em tirinhas finas. Derreta três colheres (sopa) de manteiga em uma frigideira grande e vá fritando a carne, aos poucos (para não criar agua se não a carne ficara dura), em fogo alto, sem deixar juntar suco.
Retire a carne, coloque na frigideira a manteiga.Restante e frite aí a cebola. Junte a carne, tempere com o sal e a pimenta, despeje o conhaque, deixe aquecer e incline levemente a frigideira para que o conhaque incendeie, não tenha medo nessa hora é rapidinho. Deixe flambar até acabar a chama, junte os champignons, tampe a frigideira e deixe por alguns minutos.
Acrescente a mostarda o catchup, misture bem. Abaixe o fogo, torne a tampar a panela e deixe por cerca de 5 minutos. Incorpore delicadamente o Creme de Leite NESTLÉ e retire do fogo antes de ferver. Sirva a seguir, com arroz branco e batata palha.

19 de novembro de 2010

A flôr do maracujá

"A flor é o mistério único das flores. Tem o tamanho de uma grande rosa e, neste belo campo, formou a natureza como um teatro dos mistérios da redenção do mundo. Lançou por fundamento cinco folhas mais grossas, ao exterior verdes, no interior rosadas; sobre estas, postas em cruz, outras cinco púrpuras, todas a uma e outra parte. E logo deste como tono sanguíneo, vai armando um quase pavilhão feito de uns semelhantes a fios de roxo, com mistura de branco. Maracujá, na língua tupi, quer dizer "alimento dentro da cuia". É mesmo na cuia, isto é, na própria casca, que o maracujá recebe total apreciação de norte a sul do país. Tanto que o Brasil conhece o recorde de mais de 150 variedades da fruta. Das quais são deliciosamente comestíveis o maracujá-amarelo, o maracujá-roxo e o avermelhado, bastante comuns nas regiões Sudeste e Sul. Devido as suas propriedades terapêuticas, o maracujá possui grande valor medicinal: as folhas e o suco contêm passiflorina, um sedativo natural e o chá preparado com as folhas tem efeito diurético. Seu uso principal, no entanto, está na alimentação humana, na forma de sucos, doces, geleias, sorvetes e licores. É rico em vitamina C, cálcio e fósforo.
A flor de maracujá é uma das mais belas flores da natureza na minha opinião, hoje não sei porque acordei com espírito de primavera. Acho que ao cuidar de minhas calopcitas vi varias abelhas pelo quintal e um dia maravilhoso como hoje me fez sentir a emoção da chegada da primavera junto com o canto dos pássaros e um sol radiante de alegria.
Vocês devem estar pensando, e essa orquídea o que tem haver?
ah! postei em homenagem a minha querida prima Regiane, foi através dela que dei inicio a esse blog....obrigada prima querida....

17 de novembro de 2010

DECORE O SEU NATAL!!!

Decore sua casa com pipoca: É isso mesmo p-i-p-o-c-a!!!
Faça pipoca usando apenas milho e óleo. Deixe esfriar. Use linha branca e agulha para fazer os arranjos,ou se quiser pode também colar as pipocas com cola quente em um galho seco,mas tem que ter o formato de uma pequena árvore, fica bem legal também, tem que encher a arvorezinha de pipoca, é bem original parece flocos de neve.
Corrente de pipoca: fure várias pipocas de modo a deixá-las enfileiradas formando um grande cordão. Dê um nó em cada extremidade para que as pipocas não se soltem. Prontinho!
Utilize-o para contornar a sua árvore. É recomendável dar pelo menos três voltas em torno do pinheiro.
O tamanho da corrente vai variar de acordo com as dimensões da sua árvore de natal. A criançada vai amar!
Bolas de pipoca: fure algumas pipocas formando um pequeno cordão. Em seguida enrole como se fosse fazer um novelo. Fixe bem com um pedaço de linha. Deixe uma pontinha para que você possa fixá-la na árvore;
Guirlanda com pipoca: você pode aproveitar a guirlanda que utilizou no último natal. Acrescente as pipocas na forma de bolas ou cordão para ficar bem harmônico;
Fica bem legal e diferente, só não pode deixar molhar tem que ficar em lugar coberto.

BOLO DE FUBÁ FEITO NO LIQUIDIFICADOR

Meninas peguei pela manhã essa receita na UOL, acabei de assar para o café da tarde. Realmente fica muito gostoso mas não coloquei o erva-doce porque aqui em casa só eu gosto.Outra coisa não pude tirar a foto do meu bolo porque estou com a maquina descarregada, essa foto é da UOL.me desculpa!!! bjssss
O bolo fica enorme e muito fofo, a massa fica pronta para assar em segundos! Rendimento: 24 fatias grandes.
INGREDIENTES 1 copo de óleo de soja ou milho
1 copo de suco de laranja pêra
1 copo de fubá
1 e 1 / 4 de copo de açúcar
3 ovos em temperatura ambiente
1 e 1 / 2 copo de farinha de trigo
1 colher de sopa de sementes de erva-doce( opcional)
1 colher de sopa de fermento em pó
MODO DE PREPARAR
Aqueça o forno por 15 minutos com a temperatura média para alta, 220°C. Unte com manteiga uma forma sem canudo no meio e com 24 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel manteiga, unte-o e polvilhe a forma com farinha de trigo. ( obs; eu não coloquei esse papel manteiga e ficou bom também)
Sacuda a forma para soltar o excesso de farinha e descarte. Para o bolo dar certo é muito importante que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente.
Coloque o óleo, o açúcar, os ovos, o fubá, a farinha e o suco de laranja no copo de liquidificador, bata rapidamente até obter um creme homogêneo.
Transfira a massa para uma tigela e, acrescente o fermento em pó misturado com as sementes de erva-doce, faça isso com movimentos circulares, delicadamente, como se quisesse incorporar ar à massa. Transfira a massa para a forma e asse por aproximadamente 50 minutos. Após 30 minutos abaixe um pouco o fogo do forno para a massa cozinhar sem o bolo queimar.(obs;eu nesses 30 Ming. coloquei no mínimo porque meu gaz é muito forte) e ficou otimo, imagina vocês o bolo quentinho e a manteiga derretendo nele hum !!!!!!

16 de novembro de 2010

USE E ABUSE DO LIMÃO.....

O limão é uma fruta que poucos usam mais não sabem que os benefícios são vários para melhorar a saúde de qualquer pessoa, essa fruta até passou por vários estudos para ver realmente quais são os benefícios que o limão pode dar para o organismo de uma pessoa que pode estar até com problemas. No Brasil podemos ver vários tipos de limão como limão tahiti, limão-cravo, limão-galego e limão siciliano, esses são os encontrados no Brasil que podem prevenir o colesterol alto de uma pessoa, pode também retardar o envelhecimento de qualquer pessoa que sofre com esse problema de ter aparência de velho muito rápida e muitas outras coisas que o limão pode fazer para nossa saúde melhorar. Se todos começarem a colocar o limão na alimentação do dia pode ter uma saúde muito melhor e ver isso com o tempo porque o limão vai agindo aos poucos até que a pessoa tenha uma vida saudável novamente. Para comprar o limão deve-se tomar as seguintes precauções:- limão-galego - deve ter casca fina e lisa. Escolha os mais pesados em relação ao tamanho e que cedam levemente à pressão dos dedos. limão-siciliano - de cor verde e casca grossa. Escolha da mesma maneira que o limão-galego. limão-cravo - mesmo verde, tem boa quantidade de suco, mas é sempre preferível escolher os maduros, pois têm maior valor nutritivo. - limão-taiti - com casca bem verde, quando maduro deve ceder à pressão dos dedos. Se o limão ainda está verde, guarde em lugar fresco, seco e arejado. Depois de maduro, conserve na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes. Um limão já cortado durará mais tempo se for guardado na geladeira, num pires coberto com uma xícara. DICAS CULINÁRIAS:- para dar um gosto especial aos bolos, basta acrescentar raspa de casca de limão. - o limão é o melhor tempero para ostras. - os refrescos e os chás ficam excelentes quando são temperados com umas gotas de limão - um pouco de suco de limão acrescido à água de cozimento dos frutos do mar deixa as carnes mais brancas e firmes.- se for usar apenas algumas gotas de suco de limão, não desperdice a fruta toda. Faça um buraquinho com um palito e esprema a quantidade desejada. Depois volte a guardar o limão na geladeira. - para conservar o limão por mais tempo, guarde em um vidro bem fechado. - para obter mais suco do limão, bata a fruta com um martelinho antes de cortar. - após ter espremido um limão para usar seu suco, embrulhe a casca em papel de alumínio e congele. Use em receitas que pedem casca de limão.- quando for usar a casca de limão ralada, tome cuidado para não ralar junto a parte branca, porque ela amarga a receita. - para que o doce de casca de limão fique bem verde, ferva em tacho de cobre. Nunca use limão na pele quando for expor-se ao sol,pois mancha. As manchas são provocadas por causa do elemento chamado bergapteno, presente nas cascas, raízes e frutas verdes que é absorvido pela pele. Ao entrar no organismo, essa substância absorve grande quantidade de radiação solar que provoca inflamações na pele. Ao manusear frutas e sucos ácidos e ainda plantas, é imprescindível a lavagem das mãos e regiões próximas para evitar o aparecimento de tais manchas. A lavagem deve ser muito bem feita, pois se superficial ainda sim o suco consegue manchar a pele.

MOUSSE LIGHT

Ingredientes:
1 lata de creme de leite ligth
1 lata de leite condensado ligth
1 pacote de suco em pó cligth com o sabor de sua preferência
1 copo (100 ml) de água filtrada
Modo de fazer:
Dissolva todo o conteúdo do suco em pó no copo de água. ponha no liquidificador. Acrescente o creme de leite e o leite condensado. Bata por 2 minutos. Ponha na tigela e leve à geladeira por duas horas.
É refrescante,rápido e o mais importante gostoso e de baixa caloria. Aqui em casa nesse feriado fiz dois sabores e até meus filhos que são adolescentes devoraram!!!!!! é bom experimentem

15 de novembro de 2010

camisetas custumizadas

A camiseta acima foi presente de uma grande amiga Luzia, é custumizada em retalhos e ficou linda.
Já essa ao lado foi feita em patchwork por minha mãe magali, nos dois modelos foram usadas camisetas básicas branca.O laço vermelho na altura da cintura deu um efeito especial, MENINAS ESPERO QUE GOSTEM BJSSSSS

PERNIL ASSADO HUMMMM!!!!!

Ingredientes:
1 pernil grande
100 g de sal
15 dentes de alho bem amassados
1/2 copo de suco de limão
1 litro de vinho seco (a escolher branco ou tinto)
5 folhas de louro moídas
2 pimentas dedos de moça picadinha
Preparo:
Coloque todos os temperos, na ordem dos ingredientes de todos os lados da peça do pernil.Deixe nessa marinada por aproximadamente 3 horas (ou de um dia para o outro) e leve pra assar em forno preaquecido e quente, coberto com papel alumínio por 1 hora.Abaixe o forno e deixe até cozinhar totalmente. Tire o papel e deixe no forno até dourar.
Fica muito bom colocar em volta do pernil depois de assado, uma farofa feita com cebola,alho,azeitonas,ovos cozidos,cheiro verde bem picadinho e Bacon tudo bem refogadinho, a farinha de mandioca pode ser crua ou torrada deve ser colocada aos poucos por ultima.

LENTILHA DA FORTUNA

Acredita-se que a lentilha atrai sorte porque é um vegetal que aumenta de tamanho durante o cozimento e, por isso, faz a pessoa que o consome crescer e prosperar financeiramente. Além disso, garante saúde e dinheiro durante todo o ano, pois ela e o trigo eram os alimentos preferidos do Rei Midas, que transformava tudo o que tocava em ouro. A superstição afirma que é necessário comer pelo menos uma colher na passagem de Ano . Não há quem resista a uma simpatia para trazer saúde, sorte e prosperidade. Além de pular as sete ondas, estourar champanhe meia-noite em ponto, usar roupas brancas, o consumo de certos alimentos também é importante para que as energias sejam renovadas e o ano comece “com o pé direito”. Além do hábito de comer doze uvas grandes ou romãs, é possível servir na ceia pratos que garantem sorte e agradam os convidados. Ingredientes 2 xícaras (chá) de lentilha • pimenta-do-reino a gosto • 6 colheres (sopa) de azeite ou óleo • 150 g de linguiça fina • 1 colher (chá) de manjerona • sal a gosto • 1 dente de alho amassado • 5 colheres (sopa) de cebola ralada • 3 litros de água Modo de preparar Escolha a LENTILHA YOKI, lave bem em água corrente e deixe de molho em 3 litros de água de um dia para outro. Leve ao fogo em uma panela grande com a mesma água que ficou de molho, deixe cozinhar bem sem secar a água. Lave a linguiça e coloque em outra panela, cubra com água e deixe ferver um pouco. Leve ao fogo uma frigideira com azeite, deixe esquentar bem, junte a cebola, o alho previamente amassado com sal e vá mexendo com uma colher de pau até ficar bem dourado. Acrescente na lentilha cozida, junte a linguiça com a água, deixe ferver bem até engrossar o caldo, mexendo de vez em quando para não queimar (fogo baixo). A consistência do caldo fica ao seu gosto. Quanto mais ferver com a panela aberta mais o caldo vai engrossando. BOM APETITE E BOA SORTE !!!

12 de novembro de 2010

Feito pela mama

Essa é a dona Magaly, criadora de todos esses artesanatos que venho postando em meu blog. Nesta foto ela esta com uma camiseta de malha branca custumizada por ela em croche. na próxima postagem irei focar mais no croche para vocês terem uma ideia do trabalho lindo que ficou, valorizando muito uma simples camiseta básica. Inclusive esse quadro e essa porta chaves tambem teve as mãos dela.Para mim ela é D+++ ++++++++

Pavê de amendoim

Pavê de Amendoim
É delicioso! Conhecido por "Pavê Delícia"Prá quem gosta de amendoim...acho que é uma das mais deliciosas receitas...
600 grs de creme de leite
200 grs. manteida s/sal
200grs. de açúcar refinado união
300 grs de biscoito "maizena" (ou +)
4 gemas
150 grs. amendoim torrado e moído bem fino s/ casca.
coloque na batedeira a mant. c/ açúcar até clarearAcrescente as gemas uma a uma,batendo sempre.Junte a massa, alternando, o amendoim e o creme de leite, aos poucos, s/ parar de bater.
Unte um pirex (tamanho médio ou grande) c/ manteiga e alterne: uma camada de creme e uma de biscoitos, passados rapidamente no leite (pode ser c/ pouco achocolatado).A primeira e a última camada devem ser de creme. Salpicar em cima amendoim moido.
Leve à geladeira por umas 4 horas (ou pernoite na geladeira)
É um pavê realmente delicioso!A casa fica cheirando o amendoim...hummmmm
Bom apetite.