19 de novembro de 2010

A flôr do maracujá

"A flor é o mistério único das flores. Tem o tamanho de uma grande rosa e, neste belo campo, formou a natureza como um teatro dos mistérios da redenção do mundo. Lançou por fundamento cinco folhas mais grossas, ao exterior verdes, no interior rosadas; sobre estas, postas em cruz, outras cinco púrpuras, todas a uma e outra parte. E logo deste como tono sanguíneo, vai armando um quase pavilhão feito de uns semelhantes a fios de roxo, com mistura de branco. Maracujá, na língua tupi, quer dizer "alimento dentro da cuia". É mesmo na cuia, isto é, na própria casca, que o maracujá recebe total apreciação de norte a sul do país. Tanto que o Brasil conhece o recorde de mais de 150 variedades da fruta. Das quais são deliciosamente comestíveis o maracujá-amarelo, o maracujá-roxo e o avermelhado, bastante comuns nas regiões Sudeste e Sul. Devido as suas propriedades terapêuticas, o maracujá possui grande valor medicinal: as folhas e o suco contêm passiflorina, um sedativo natural e o chá preparado com as folhas tem efeito diurético. Seu uso principal, no entanto, está na alimentação humana, na forma de sucos, doces, geleias, sorvetes e licores. É rico em vitamina C, cálcio e fósforo.
A flor de maracujá é uma das mais belas flores da natureza na minha opinião, hoje não sei porque acordei com espírito de primavera. Acho que ao cuidar de minhas calopcitas vi varias abelhas pelo quintal e um dia maravilhoso como hoje me fez sentir a emoção da chegada da primavera junto com o canto dos pássaros e um sol radiante de alegria.
Vocês devem estar pensando, e essa orquídea o que tem haver?
ah! postei em homenagem a minha querida prima Regiane, foi através dela que dei inicio a esse blog....obrigada prima querida....

Nenhum comentário:

Postar um comentário