14 de fevereiro de 2012

Balas de coco

Essa receita é do blog http://cozinhadoquintal.blogspot.com ,o qual sigo a risca e encontro tudo que quero...

Receita
1Kg de açucar
200ml de leite de coco
200ml de água

Coloque tudo em uma bacia e com uma colher mexa bem até o açucar se dissolver por inteiro.

Coloque em uma panela (a minha é grande) no fogo médio. aos poucos vai escurecendo, quando estiver na cor de um caramelo claro vc pega uma xícara com um pouco de água e coloca um pouco do caramelo ... se não prender embaixo e endurecer um pouco é pq já está na hora de tirar do fogo.

Em uma pedra de marmore (untada com margarina) despeje o caramelo e deixe esfriar por alguns minutos (eu coloco um ventilador em frente a pedra além de esfriar mais rápido não açucara a massa).

Quando o caramelo estiver morno (mas pra quente do que pra frio) vc vai pegar e começar a puxar, puxar e puxar (untar bem as mãos com margarina. Eu deixo o pote do meu lado e vou passando quando sentir queimar ou grudar na minha mão) o caramelo vai clareando e mudando e vai ficar cada vez mais pesado de puxar, quando a massa estiver ficando mole e vc sentir meio aspera é pq ja está ficando boa.

No final procure sempre puxar bem. Não tem problema da massa endurecer de repente é só no final você puxar e esticar bem que mesmo dura dá para cortar.

Quando estão prontas eu molho com um pouquinho de leite de coco e jogo coco ralado assim elas derretem na boca.

A válidade é 3 dias, devido ao leite de coco.

Se quiser dar sabor na bala é só adicionar uma colher de pó de sorvete e dissolver junto com o açucar, o leite e a água.

Rende 1kg de bala, eu faço potinhos de 500gr para vender.

Ahh antes de colocar a massa na panela eu passo uma água e não seco por dentro (não deixo água dentro apenas a panela úmida) me ensinaram assim para a massa não cristalizar na panela

Um comentário:

  1. Silvia, obrigad pelo elogio, a Cozinha e sua! E a receita da Renata e uma delicia. Sabia que faz o maior sucesso la no Japao onde ela mora?

    Bom Carnaval!!

    ResponderExcluir