21 de novembro de 2014

Bolo bem casado delicioso!!!



massa de pao de ló

- 5 ovos;
- 5 colheres bem cheias de açúcar;
- 5 colheres bem cheias de farinha de trigo.

Para o recheio:
- 1 lata de leite condensado;
- 1 colher (sopa) de amido de milho;
- 3/4 de uma xícara (chá) de leite;
- 1 colher (sopa) rasa de margarina sem sal.

Para a cobertura:
- 1 xícara (chá) de açúcar granulado;
- 1/4 xícara (chá) de água fervente

Vamos começar pela massa, então:

Bata os ovos com o açúcar na batedeira até dobrar de volume. Delicadamente misture a farinha, batendo BEM devagar, com uma colher. Coloque numa fôrma untada, com fundo removível e asse em forno preaquecido por cerca de 30 minutos. Assar em forno moderado (180ºC).
A consistência da massa do pão de ló é beeeem suave, lembra claras em neve, hehehe... Fica mais ou menos assim:

Quando a massa estiver pronta, espere esfriar um pouquinho e desenforme. Não deixe esfriar totalmente, senão a massa fica esfarelenta e o bolo pode quebrar!! Coloque a massa sobre um prato ou bandeja e já parta em duas metades. Eu costumo cortar com a faca as laterais, e depois uso um pedação de fio dental para cortar o centro do bolo. Corte devagar, vá com calma, e tente fazer as duas metades ficarem do mesmo tamanho.

Preparando o recheio:
Cozinhe uma lata de leite condensado na panela de pressão por aproximadamente 10 minutos. Retire a lata da panela e ESPERE ESFRIAR para abrir. O leite condensado vai virar um delicioso doce de leite! (Sim, é óbvio, mas tem gente que não sabe, né?? Ninguém nasceu sabendo!)
Em uma panela, dissolva o amido de milho no leite e junte a margarina. Acrescente o leite condensado cozido. Leve ao fogo e vá mexendo, até engrossar.
Com uma espátula ou colher grande, espalhe esse recheio na primeira metade do bolo. Espalhe de maneira simétrica, para que seu bolo não fique torto!!

OBSERVAÇÃO: Tem gente que prefere esperar o recheio esfriar para rechear o bolo. Eu prefiro espalhar quente mesmo, acho que quando esfria corre o risco de empelotar!
Após espalhar o recheio, tampe o bolo, colocando a outra metade por cima.

calda:
Misture o açúcar granulado com a água até obter uma calda. Passe em cima do bolo, sem exageros.
Para terminar, polvilhe o açúcar de confeiteiro por cima do bolo, para dar o acabamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário