17 de fevereiro de 2011

Truques e dicas para uma cozinha funcional

Navegando na net achei essas dicas valiosas, para quem gosta de cozinhar e manter tudo em harmonia.
Fogão sempre limpinho Frite seus bifes em uma caçarola de ferro ou uma panela grossa com a lateral alta. Os bifes ficarão no ponto e o seu fogão não ficará respingado de gordura. Óleo para fritar: qual a quantidade correta? Bifes, peixes, aves e salgadinhos empanados precisam boiar na gordura quente para fritarem sem ficarem empapados de gordura. Utilize pelo menos três dedos de altura de gordura ou óleo e deixe aquecer novamente entre cada leva de fritura.
Bolo recheado: como cortar o bolo ao meio Para dividir o bolo na hora de rechear coloque-o no prato em que for servir e com um fio dental faça uma guia horizontal. Siga o fio dental com uma faca de lâmina bem comprida, assim não se corre o risco de um lado ficar mais alto do que o outro.
Bolo macio Para o bolo ficar muito macio utilize todos os ingredientes em temperatura ambiente. Se a receita pedir claras batidas separadas das gemas, acrescente-as com um colher de pau e misture delicadamente com a massa
. Para o glacê ficar lisinho Fica muito mais fácil espalhar uma cobertura sobre um bolo em forma sem canudo no centro, se for assado em forma forrada com papel manteiga bem untado para não formar uma casca no fundo.
Como retirar o sal do bacalhau O bacalhau é conservado seco e salgado. Antes de utilizá-lo é necessário retirar o sal e hidratá-lo por um período de 24 horas. Coloque o bacalhau em pedaços em uma tigela de vidro ou esmaltada. Lave muitas vezes em água fria corrente e deixe de molho. Troque a água pelo menos quatro vezes, enxágüe algumas vezes e se estiver calor guarde na geladeira.
Banho-maria Para assar em banha-maria coloque a assadeira em outra bastante maior e encha com água até no máximo dois terços da altura. Assim se a água chegar a ferver não molha a comida. Evite que a água ferva para o pudim ou assado não ficar sacudindo no forno. Coloque sempre a água já quente na assadeira
Bolo que não cresce no meio O bolo para crescer todo por igual precisa ser assado no forno previamente aquecido por vinte minutos. A temperatura para se assar um bolo é baixa, em torno de 220 graus.
Batatas fritas bem sequinhas Antes de fritar as fatias de batata no óleo quente deixe-as de molho por alguns minutos de molho na água bem fria. Os pedaços de batata perderão parte do amido e por isso absorverão menos gordura e ficarão sequinhos.
Facas sempre afiadas Passe a lâmina da faca algumas vezes numa pedra de afiar molhada antes de utilizá-la.
A frigideira certa Utilize sempre uma frigideira bem grande e com a lateral alta para não sujar o fogão. Se quiser escolha uma caçarola para fazer de frigideira.
Forno baixo previamente aquecido Aqueço o forno com a chama baixinha por aproximadamente 20 minutos, assim toda a umidade do forno sai e o ar fica bem aquecido.
Calor do forno Quando for fazer pão programe-se para utilizar o calor do forno nas duas horas em que o pão cresce. O que dá para fazer? Assar um frango, uma lasanha, um bolo, berinjelas para preparar uma pasta.
Forma de bolo ? quando soltar o bolo da forma? Retire o bolo da forma ainda morno como a manteiga não esfriou e o bolo soltará mais facilmente. Não tenha pressa, o bolo quente quebra ao ser retirado antes do tempo por que sua estrutura ainda está macia demais
. Fritura rápida Para fritar alimentos para mais de quatro pessoas utilize duas frigideiras. É mais rápido e não dá tempo da comida esfriar e ficar sem graça.
Gomos de laranja sem a pele Para retirar a polpa da laranja sem a pele dos gomos descasque-a e retire a película branca que a envolve. Em seguida, corte a polpa rente a pele de cada gomo. Utilize uma faca pequena e bem afiada para facilitar o trabalho
. Casca de limão Sempre que uma receita pedir um pedaço de casca de limão ou qualquer outra fruta cítrica ralada ou cortadinha, tome cuidado para não cortar junto a parte branca que é amarga.
Receitas com suco de limão Experimente misturar diferentes tipos de limão para obter um sabor mais rico sempre que a receita pedir maior quantidade do que o suco de um limão.
Como fritar um ovo a gema bem molinha e a clara cozida O tamanho da frigideira ajuda muito na hora de fritar um ovo com a gema molinha e a clara cozida. Se ela for muito grande, ela perde calor, as claras demoram até ficarem durinhas e gema cozinha. O tamanho deve apenas maior do que o do ovo estrelado. Aqueça a frigideira com uma colher de sopa de óleo ou de manteiga, espalhe bem a gordura. Quebre um ou dois ovos sobre um prato raso e despeje-os na frigideira. Assim que as claras estiverem cozidas, solte os ovos por baixo com o auxílio de uma espátula e coloque-os no prato em que for servir. Ovos em temperatura ambiente mais rápido Para esquentar rapidamente os ovos, na hora de utilizá-los coloque-os em por alguns minutos um recipiente com água morna. Troque a água algumas vezes. Ovos fritos ou pochês com a gema inteira Para fritar os ovos ou prepará-los pochê, cozidos em um caldo, abra primeiro cada um deles em uma tigela pequena. Em seguida transfira para frigideira onde vai prepará-lo. Ovos: como saber se estão frescos Para saber se os ovos estão frescos, coloque-os em um copo de água. Os ovos frescos ficam deitados no fundo do copo, os velhos flutuam de acordo com o grau de frescor. Ovo mexido mais gostoso Ovo mexido gostoso é preparado em pequenas porções de dois ovos de cada vez com uma pitada de sal e pimenta e uma colher de sopa de leite
. Como descascar o pimentão? Aqueça o pimentão espetado em um garfo direto na chama do fogo. Assim que tiver formado manchas pretas coloque-os dentro deum saco plástico e feche. O vapor vai soltar a pele. De alguns cortes na casca e em seguida puxe a pele. Só depois abra o pimentão e retire as sementes e a polpa branca
. Como evitar o cheiro de peixe? Sempre que possível utilize um recipiente de louça ou de vidro para lavar e temperar o peixe. A superfície lisa impede que resíduos fiquem depositados deixando o recipiente malcheiroso. Na hora de lavar jogue um pouco de suco de limão na última água. Aproveite e esfregue um pouco nas mãos e enxágüe bem.
Como cortar fatias finas de peixe ou carne? Utilize uma faca com a lâmina maior que o pedaço a ser cortado e muito afiada. Na hora de cortar preste atenção para manter a inclinação da faca constante e quase apontado para fora da carne. Assim as fatias sairão sempre finas e com a espessura homogênea.
Pão assado no ponto Para saber se o pão está assado dê um ou dois tapas fortes com a ponta dos dedos na massa. Se o barulho sair seco e oco, o pão está pronto.
Liquidificador de mão: vale a pena ter um? A grande vantagem do liquificador manual é que permite um bom controle da textura de purês, sopa, cremes e molhos por parte dos cozinheiros. Sem contar a facilidade de usá-lo diretamente na panela ou tigela com o alimento.
Pimentas mais cheirosas Experimente amassar os grãos de pimenta em um pilãozinho na hora de utilizá-los. Os grãos partidos de maneira desigual liberam todo o seu sabor e aroma
. Pão ralado Experimente usar pão fresco ralado no lugar de farinha de rosca para cobrir pratos gratinados no forno. Pratos com molho branco, cobertos com queijo ralado ganham uma crosta mais crocante se você acrescentar um pouquinho de pão ralado ao queijo.
Tábua sem cheiro de peixe Forre a tábua ou superfície onde for temperar o peixe com filme plástico antes de temperar o peixe.

Um comentário:

  1. Olá Silvia. Gostei das dicas, mas vc poderia separar por títulos, pois tudo juntinho tá difícil de ler.só uma opinião!
    bjs.

    ResponderExcluir