25 de janeiro de 2011

Cuca de banana nanica c/ cobertura de farofa

Ingredientes

Massa

1 colher (chá) de fermento biológico instantâneo (5g)

3/4 xícara (chá) de água (150ml)

10 colheres (sopa) rasas de açúcar (100g)

1 ovo inteiro

5 colheres (sopa) de manteiga (60g) Raspas de limão a gosto 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (250g) Uma pitada de sal

Farofa 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (250g) 2 xícaras (chá) de açúcar (320g) 12 colheres (sopa) de manteiga (150g)

Recheio 5 bananas nanicas Açucar a gosto

Modo de preparo Massa Em uma vasilha, dissolva o fermento na água. Em seguida, junte o açúcar e deixe descansar por alguns minutos. Acrescente o ovo, a manteiga e as raspas de limão. Por último, adicione a farinha de trigo e o sal e misture até que a massa fique homogênea, mas com consistência mole, desgrudando dos dedos. Coloque a massa em uma fôrma untada e polvilhada (20 cm x 25 cm) e deixe crescer de 30 a 50 minutos.

Farofa Junte a farinha de trigo, o açúcar e a manteiga em uma vasilha. Agregue-os usando as pontas do dedos. Misture tudo até obter uma farofa úmida e solta.

Recheio Corte as bananas em rodelas. Se preferir, polvilhe um pouco de açúcar, mexa e reserve.

Montagem Depois de crescida a massa, coloque as bananas cortadas em rodelas. Por último, cubra a fôrma com a farofa. Leve para assar por cerca de 30 minutos, em forno pré-aquecido a 150º C.

2 comentários: