30 de novembro de 2013

Torta de Frango

Leonardo Soares/UOL Receita da chef Juliana Abel

    Fiz e aprovei ficou maravilhosa!!!

ingredientes

Massa

  • 1/2 xícara(s) de chá de manteiga sem sal picada gelada
  • 2 e 1/2 xícara(s) de chá de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • Água gelada até dar o ponto

Recheio

  • 1 colher(es) de sopa de manteiga
  • 1/2 cebola picada em cubos
  • 2 peitos inteiros de frango cozidos e desfiados
  • 1 xícara(s) de chá de tomate pelado em cubos
  • 3 colher(es) de sopa de farinha de trigo
  • Sal e pimenta a gosto
  • 3/4 xícara(s) de chá de leite integral

Montagem

  • 1 pote de cream cheese (150g)
  • 1 gema
  • 2 colher(es) de sopa de água
  • 1 pitada de açúcar

Modo de preparo

Massa

Esfarele com os dedos a manteiga dentro de uma tigela com farinha com o sal. Quando virar uma farofa, coloque a água aos poucos até formar uma massa homogênea.

Envolva a massa com plástico filme e deixe em geladeira por, pelo menos, uma hora antes de montar a torta. Pode ser conservada em geladeira por até uma semana. Congelada, ela dura até três meses.

Recheio

Coloque a manteiga na panela e refogue a cebola. Junte o frango desfiado, o tomate e mexa até unir bem o tempero à carne.

Coloque a farinha, o sal e a pimenta e despeje todo o leite de uma vez só. Mexa de dois a três minutos. Tire do fogo e reserve até esfriar.

Montagem

Forre a assadeira, incluindo os lados, com um pouco da massa (pouco mais que a metade) e deixe na geladeira por 10 minutos.

Separe metade do cream cheese e cubra a base da torta com uma camada. Coloque o recheio de frango quase até ultrapassar a borda. Pegue o restante do cream cheese e faça mais uma camada.

Abra o restante da massa (use filme plástico para evitar que a massa grude no rolo) e corte em tiras de tamanhos iguais. Coloque as tiras da massa sobre a torta fazendo uma treliça para conseguir um visual bonito. Ou simplesmente cubra a torta com a massa aberta, sem tiras.

Bata a gema com água e uma pitada de açúcar e pincele sobre a torta para dar brilho e cor. Pré-aqueça o forno por 15 minutos a 275°C e leve para assar por aproximadamente 30 minutos a 320°C ou até doura

Pavê Rápido de Limão -biscoito maizena

Pavê Rápido de Limão

Essa é uma receita muito facil de preparar e fica deliciosa


Ingredientes

  • 1 pacote(s) de biscoito maisena
  • 1 lata(s) de leite condensado
  • 1/2 caixinha(s) de creme de leite
  • 1/2 xícara(s) (chá) de suco de limão
Modo de preparar
Misture o leite condensado e o limão. Acrescente o creme de leite e reserve por 10 minutos. Em uma travessa quadrada (não muito grande) disponha camadas de creme e de biscoito. As camadas de creme devem ser bem fininhas, somente o suficiente para cobrir o biscoito. Termine com creme e decore com raspinhas de limão. Leve para gelar por 6 horas

29 de novembro de 2013

Facilite sua vida na cozinha

Os truques para facilitar sua vida na cozinha


Com algumas sugestões simples e fáceis, você pode tornar o dia a dia na cozinha mais prático e ágil. Assim, você prepara receitas deliciosas para sua família sem passar horas e horas à beira do fogão. Confira!

Temperinho sempre à mão
Para economizar tempo, amasse dentes de alho com sal e guarde a mistura em um pote bem fechado na geladeira. Assim, quando você precisar, ele já estará pronto. E, para facilitar o trabalho de descascar, deixe os dentes de alho de molho em água durante 10 minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não ficará com cheiro nas mãos.

Caldo caseiro de legumes ou de carne
Prepare-o como de costume: em uma panela, junte a água e os legumes, ou a carne, e deixe que ferva bem. Depois, coe o caldo obtido e leve para congelar em forminhas de gelo ou copinhos descartáveis de café. Quando solidificarem, retire as pedrinhas de caldo e armazene-as em saquinhos plásticos no freezer. O caldo fica fresquinho e facilita a vida na hora de preparar molhos, sopas e risotos.
Ervas a toda hora
Se você não conta com vasos de temperos na sua cozinha, sem problemas! Compre as ervas bem fresquinhas, lave-as e deixe secar bem. Separe as folhas dos talos (no caso de salsinha, manjerona e manjericão, por exemplo), guarde pequenas porções em saquinhos plásticos, tire o ar e feche. Separe em porções que costume usar. Coloque os vários saquinhos dentro de outro maior, feche e fixe uma etiqueta com o nome da erva e a data do congelamento. Deixe no freezer por até três ou quatro meses. Você também pode congelar os talos para usar em caldos ou ensopados. É só guardá-los inteiros em saquinhos ou potes plásticos bem tampados. E lembre-se que não é preciso descongelar as folhas antes de usá-las, elas podem ser levadas diretamente do freezer para a panela

28 de novembro de 2013

Como preparar uma tábua de frios

A preocupação com o que vai servir não pode ser uma desculpa para você deixar de convidar os amigos e a família para uma ocasião especial ou simplesmente bater papo depois do trabalho ou no final de semana. Com um pouco de criatividade, você monta uma tábua de frios deliciosa, combinando vários tipos de embutidos, queijos e frutas. É prático e não tem como errar, todo mundo adora. 



Como preparar uma tábua de frios



Para começar, é importante escolher ingredientes de primeira linha. Procure variar nos tipos de carne. Se escolher algumas bem picantes e com sabor mais acentuado, como os defumados, combine com outros mais suaves. Depois, é só seguir alguns passos básicos e a sua tábua está pronta para ir para a mesa. 

- Em uma tábua própria para frios, retangular ou redonda, arrume os frios da borda para dentro. 

- Fatie os embutidos bem fininhos, dobre cada fatia ao meio e sobreponha uma a uma.

- Se quiser dar um efeito bem colorido, comece com os frios mais escuros e vá colocando os mais claros, gradualmente, intercalando uma fileira de cada cor. 

- No centro da tábua, você pode colocar queijos picados, azeitonas e pedaços de pepinos, por exemplo. Se preferir um sabor mais adocicado, coloque uvas (do tipo Itália) ou frutas secas, como o damasco e a tâmara

- Sirva com uma cesta de pães bem variada, combinando mini pães franceses, integrais, e baquetes, por exemplo. Um pão com sabor de queijo, como o parmesão, também é uma ótima idea.

- Como acompanhamento, uma opção é montar uma seleção de diferentes patês em potinhos, como os de azeitona, tomate seco e peito de peru defumado.

- Para deixar tudo mais organizado, você pode montar a tábua na véspera do evento. Cubra com filme plástico e guarde na geladeira, para que os frios não azedem. 


Experimente a receita da Tábua Goumet Sadia.


Dica light:
Você também pode montar uma tábua de frios mais magra. Para isso, opte por ingredientes com calorias reduzidas, como o Salame Italiano Fatiado Sadia Light, por exemplo, que tem o mesmo sabor do tradicional, com 27% a menos de gorduras e 20% a menos de calorias. O prazer de estar junto com quem você gosta fica ainda mais saudável.

27 de novembro de 2013

Aprenda a deixar as verduras sempre fresquinhas


Aprenda a deixar as verduras sempre fresquinhas
O preparo daquela comidinha caseira saborosa e nutritiva começa pela escolha e armazenamento corretos das hortaliças. Confira alguns truques para mantê-las fresquinhas por mais tempo.

Como escolher

- Evite comprar folhas amareladas ou com pequenos furos, porque elas podem ter algum tipo de larva.
- Maços queimados indicam que passaram um bom tempo em câmara frigorífica, reduzindo o período de vida útil na sua geladeira. Descarte!
- As folhas do espinafre devem estar macias, com tamanho regular, cor escura e sem manchas.
- Já as da couve precisam parecer viçosas, igualmente livres de manchas e de pulgões.
- Agrião só presta com as folhas bem verdinhas e brilhantes.

Segredinhos de preparo

- A melhor maneira de cozinhar verduras é no vapor, método que preserva boa parte dos nutrientes.
- Para manter as folhas verdes, basta deixar a panela destampada e acrescentar uma pitadinha de açúcar à água.
- Evite usar bicarbonato de sódio no cozimento, porque ele altera o sabor do alimento e acaba com as vitaminas.
- Quer um espinafre com cor de espinafre? Mergulhe-o em água fria após o cozimento.
- Uma salada bem temperada se consegue dissolvendo o sal no vinagre ou no limão e derramando a mistura sobre as folhas, antes de acrescentar o azeite.
- Em vez de cortar as folhas de alface com a faca, prejudicando seu valor nutritivo, deixe-as inteiras ou rasgue-as com as mãos.
- Você não curte o gostinho amargo da chicória? Então misture uma colher de sopa bem cheia de pão esmigalhado (ou ralado), antes de temperá-la.

Dicas de conservação

- Lave e seque bem as verduras (exceto a alface) antes de guardá-las na geladeira, porque a umidade favorece o apodrecimento.
- Folhas de alface duram mais se você forrar a gaveta da geladeira com uma toalha e armazená-las em sacos plásticos fechados.
- Para evitar que elas fiquem "sapecadas" pelo frio intenso, acomode-as na parte inferior, em potes ou sacos plásticos.
- Se quiser conservar verduras em temperatura ambiente, embrulhe-as em papel molhado e escolha um local bem fresco.
- Para reavivar folhas murchas de salada, mergulhe-as durante um minuto em água morna e outro minuto em água gelada, com um pouquinho de vinagre.

Aprenda a higienizar

- Deixe escorrer água corrente sobre as folhas, até remover toda a sujeira.
- Prepare uma solução com hipoclorito de sódio (amostras gratuitas em postos de saúde), na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água.
- Mergulhe as folhas durante cerca de 20 minutos.

Pudim de leite condensado



Esta receita de pudim de leite condensado é para você preparar sem medo. É muito simples e rápida de se preparar e vai ficar igual ao da mamãe. 





  • Ingredientes

  • 4 unidade(s) de ovo
  • 2 lata(s) de leite condensado
  • 2 copo(s) de leite
  • 2 colher(es) (sopa) de açúcar


Modo de preparar

Coloque 3 col. de sopa cheia de açucar na forma de pudim, leve em fogo baixo e caramelize.
Bata os demais ingredientes no liquidificador. 
Coloque na forma de buraco. 
Asse o pudim em banho maria no forno mais ou menos por 50 minutos ate espetar uma faca e o pudim estiver assado..

Pavê de Sonho de Valsa Fácil



Pavê de Sonho de Valsa Fácil

Ingredientes

  • 1 lata(s) de leite condensado
  • 1 lata(s) de leite
  • 4 unidade(s) de ovo
  • 1 lata(s) de creme de leite sem soro
  • 5 colher(es) (sopa) de açúcar
  • 1 colher(es) (chá) de essência de baunilha
  • 10 unidade(s) de bombom


Modo de fazer

Junte o leite condensado com o leite comum, as gemas a essência. Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Coloque em um refratário e reserve. Quebre os bombons em um pano de prato até esfarelar e coloque sobre o creme. Na batedeira,bata as claras em neve e junte o açúcar, formando um suspiro. Retire da batedeira e adicione creme de leite. Misture delicadamente. Despeje esse creme por cima dos bombons. Leve a sobremesa ao freezer para gelar e sirva em seguida.

Aprenda a fazer saladas diferentes e incremente o seu dia-a-dia na cozinha



  • Saladas

.
Confira as receitas:
Salada de alface, agrião e tirinhas de pimentão vermelho 
Em uma saladeira, coloque 2 folhas de alface lisa e 2 folhas de alface crespa, rasgadas com a mão, 2 ramos de agrião e ¼ de pimentão vermelho cortado em tiras finas. Misture e sirva com o molho de sua preferência.
Rendimento: 2 porções

Salada de agrião, com cogumelos paris e fatias de maçã 

Em uma saladeira, misture 3 ramos de agrião, 1 cogumelo paris cortado em lâminas finas e ¼ de maçã cortada em fatias finas. Tempere com 1 colher de sopa de azeite, ½ colher de sopa de suco de limão e sal a gosto.
Rendimento: 2 porções

Salada de legumes 
Descasque 2 cenouras e 2 beterrabas. Corte a cenoura em rodelas grossas e a beterraba em cubos grandes. Cozinhe separadamente e misture tudo em uma vasilha. Tempere com 2 colheres de sopa de azeite e sal a gosto. 
Rendimento: 2 porções

Salada de alface crespa e roxa, tomate e cebola em cubos 
Em uma saladeira, misture 4 folhas de alface crespa e 2 folhas de alface roxa, rasgadas com a mão. Junte ½ tomate cortado em cubos pequenos e 1 colher de sopa de cebola picada. Misture e sirva com o molho de sua preferência.
Rendimento: 2 porções

Salada de agrião, alface roxa, tomate cereja e mussarela de búfala 
Em uma saladeira, misture 7 folhas de alface roxa, 5 ramos de agrião e 10 tomates cereja cortados ao meio. Junte 2 bolas médias de mussarela de búfala cortadas em fatias finas e sirva com o molho de sua preferência.
Rendimento: 2 porções

Salada de rúcula, radicchio e tomate cereja 
Em uma saladeira, misture 4 ramos de rúcula, 8 folhas de radicchio e 8 tomates cereja cortados ao meio. Sirva em seguida com o molho de sua preferência.
Rendimento: 2 porções

Salada de agrião, tomate e palmito 
Em uma saladeira rasa, acomode 8 ramos de agrião, 1 tomate cortado em meia lua e 2 palmitos cortados em fatias grossas. Sirva em seguida com o molho de sua preferência.
Rendimento: 2 porções

Salada de folhas enriquecidas com frutas frescas, como figo ou maçã verde 
Em uma saladeira, misture 2 folhas de alface roxa e 2 folhas de escarola rasgadas com a mão. Acomode sobre as folhas, 1 figo cortado ao meio. Sirva em seguida com o molho de sua preferência.
Rendimento: 2 porções

Salada de folhas verdes
Em uma saladeira, misture 4 folhas de alface mimosa e 4 ramos de agrião. Sirva em seguida com o molho de sua preferência
Rendimento: 2 porções

Salada de agrião e endívias 
Em uma saladeira, misture 4 ramos de agrião e 8 folhas de endívias. Salpique 2 tomates seco picados e sirva em seguida com o molho de sua preferência.
Rendimento: 2 porções

Salada verde, rodelas de cebola roxa e palmito picado 
Em uma saladeira, coloque 4 folhas de escarola rasgadas com a mão. Distribua rodelas de cebola roxa e 1 palmito picado. Sirva em seguida com o molho de sua preferência
Rendimento: 2 porções

Salada de alface com tomates
Em uma saladeira, misture 12 folhas de alface lisa rasgadas com a mão e 1 tomate cortado em meia lua. Sirva em seguida com o molho de sua preferência
Rendimento: 2 porções

Salada de agrião, alface crespa roxa, tomate cereja e mussarela de búfala 

Em uma saladeira, misture 5 folhas de alface, 2 ramos de agrião, 4 tomates cereja cortados ao meio e 1 bola média de mussarela de búfala picada. Sirva em seguida com o molho de sua preferência.
Rendimento: 2 porções

Salada verde, tomate cereja e lascas de pimentão 

Em uma saladeira, misture 6 ramos de rúcula e 4 tomates cereja cortados ao meio. Salpique lascas de parmesão a gosto e sirva em seguida com o molho de sua preferência.
Rendimento: 2 porções

Salada de alface com tiras de maçã 
Em uma saladeira, misture 12 folhas de alface crespa com ½ maçã cortada em fatias finas. Sirva em seguida com o molho de sua preferência.
Rendimento: 2 porções

Salada verde com fatias de rabanete 

Em uma saladeira, misture 3 folhas de alface crespa, 3 folhas de alface lisa e 1 rabanete cortado em fatias finas. Sirva em seguida com o molho de sua preferência
Rendimento: 2 porções

Salada de agrião, cenoura ralada fina e lâminas de cogumelo paris fresco 
Em uma saladeira, misture 6 ramos de agrião e ½ cenoura ralada fina. Distribua 1 cogumelo paris cortado em lâminas e sirva em seguida com o molho de sua preferência.
Rendimento: 2 porções

Salada de folhas verdes com lascas de parmesão
Em uma saladeira misture 10 folhas de alface e 5 folhas de escarola. Salpique lascas de parmesão e sirva em seguida com o molho de sua preferência.
Rendimento: 2 porções

Salada de alface com aspargos grelhados 
Em uma frigideira, derreta 2 colheres de sopa de Qualy, junte 6 aspargos e cozinhe-os por 5 minutos ou até ficarem “al dente”. Desligue o fogo e tempere com sal e pimenta a gosto.  Em uma saladeira rasa, acomode 6 folhas de alface, e ao lado, coloque os aspargos grelhados. Para fazer um molho de mostarda, misture em uma vasilha, 2 colheres de sopa Requeijão Speciale Sadia, 1 colher de sopa de leite, 1 colher de chá de azeite e 2 colheres de chá de mostarda. Sirva em seguida.
Rendimento: 2 porções
Salada de Acelga, tomate cereja e azeitonasEm uma saladeira, coloque 2 xícaras (chá) de folhas de acelga rasgadas, 6 unidades de tomate cereja, 2 azeitonas pretas sem caroço fatiada em rodelas, ½ cebola pequena cortada em tiras finas. Num recipiente, coloque 1 colher (café) de sal, 1/2 colher (café) de pimenta do reino preta moída na hora a gosto, 1 colher (sopa) de suco de limão, 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem para fazer o molho, misture bem e regue sobre a salada no momento de servir.
Rendimento: 2 porções
Salada de Alface com Maça verdeEm uma saladeira, coloque 2 xícaras (chá) de alface americana rasgada, ¼ de maçã verde cortada em fatias, ¼ de cenoura ralada, 3 colheres (sopa) de salsão cortado em cubos pequenos, 2 colheres (sopa) de nozes picadas. Num recipiente, junte ½ xícara (chá) de iogurte natural, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem, 1 colher (café) de aceto balsâmico ou vinagre de maçã, 1 colher (chá) de mel, 1 colher (café) de sal e misture bem e regue sobre a salada antes de servir.
Rendimento: 2 porções
Salada Verde com LaranjaEm uma saladeira, 1 xícara (chá) de alface mimosa, 1 xícara (chá) de rúcula, 6 gomos de laranja pera sem a pele, 2 colheres (sopa) de amêndoas laminadas e levemente torrada. Num recipiente, adicione 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem, 1 colher (sopa) de suco de laranja, 1 colher (sopa) de vinagre, 1 colher (café) de sal e misture bem e regue sobre a salada antes de servir.
Rendimento: 2 porções
Palitinhos Crocantes de LegumesEm dois potinhos, acomode 1/2 unidade de cenoura sem casca e cortada em palitos, ½ xícara (chá) de salsão cortado em palitos, 2 unidades de rabanetes cortado em quatro partes, e ramos de tomilho fresco. Num recipiente, misture 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem, 2 colher (sopa) de suco de limão, 1 colher (café) de sal, 1 colher (café) de folhas de tomilho fresco e sirva junto com os legumes.
Rendimento: 2 porções

Panquequeira Cadence Creps

Fique encantada com essa maravilha, realmente funciona ; Facilidade e rapidez no preparo e no manuseio.Não faz sujeira alguma,  já encomendei a minha pelo site do www.magazineluiza.com.br 


• Base antiaderente: Proporciona maior facilidade na hora da limpeza e distribui o calor uniformemente por toda a superfície.
• Light: Não usa óleo.
Com a exclusiva e inovadora Panquequeira Creps é fácil preparar rapidamente deliciosas panquecas, crepes, tapiocas e variados tipos de massas.
Com base antiaderente, evita o acúmulo de sujeira e facilita a retirada da massa sem danificá-la.
É muito prática e simples de usar, basta colocar a massa no recipiente que acompanha a panquequeira, encostar a parte superior antiaderente na massa por menos de 3 segundos, virar a panquequeira, deixe dourar a massa e pronto, em alguns segundos é possível obter deliciosas panquecas.
A Panquequeira Creps acompanha uma espátula auxiliar, um recipiente para colocar a massa ainda crua e um manual com saborosas receitas.

Acessórios
Espátula auxiliar, recipiente para colocar a massa, acessório para tapioca e manual com receitas. Acessório exclusivo Ideal para preparar tapiocas.




          







23 de novembro de 2013

Milho na manteiga..... muito facil

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita muito gostosa que costumo fazer e meus filhos adoram.....


INGREDIENTES:

1 lata de milho
1 colher de sopa de manteiga

MODO DE FAZER

Derreta a manteiga em uma frigideira, no fogo baixo a médio. Adicione o milho (sem a água) e mexa de vez em quando
, até começar a estralar. Está pronto!!!

O milho fica super gostoso servido dessa forma 

Espero que gostem!

Abraços,

22 de novembro de 2013

Reflexão -

Mais um ano se vai e um novinho em folha está chegando para que o destino escreva novos episódios! Embora eu acredite em destino, acredito muito mais que somos responsáveis por trilhar nossos caminhos e que escrever nossa história depende muito mais de nós mesmas do que de sorte. Temos a capacidade de fazer as coisas mudarem e podemos fazer o vento soprar a nosso favor e é isso que quero fazer em 2014!




E ai, já pensaram no que precisam mudar em 2014?

Bolo de maçã e nozes

Esta chegando o fim do ano e o natal já esta ai,esse bolo de maça com nozes é ideal para ocasião



Ingredientes:

250 g de farinha
200 g de açúcar
100 g de miolo de noz
3 maçãs
5 ovos
1 dl de azeite
1 colher de chá de fermento
margarina para untar a forma
açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Untar uma forma de bolo inglês com margarina e polvilhar com farinha.
Picar o miolo de noz grosseiramente, com uma faca.
Descascar as maçãs e parti-las em cubinhos.

Numa tigela, deitar o azeite, o açúcar e os ovos e bater bem.
Adicionar depois a farinha peneirada com o fermento, batendo sempre.
Finalmente, juntar as nozes e a maçã. Envolver.

Levar ao forno a 180º durante 45 minutos.
Depois de desenformar e arrefecer, polvilhar com açúcar (eu não polvilhei).

Notas:
Este bolo rende muito, por isso a forma não pode ser daquelas muito pequeninas

21 de novembro de 2013

BOLO GELADO DE CHOCOLATE



Bolo Gelado de ChocolateIngredientes

Para a massa
3 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo (de milho o canola ou outro que preferir)
1 e 1/2 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó – ou 1 xícara (chá) de achocolatado (Nescau)
2 xícaras (chá) de açúcar – se usar achocolatado "use apenas" 1 e 1/2 xícaras de açúcar
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó


Para a calda1/2 lata de leite condensado
375 ml de leite
2 colheres (sopa) cheias de chocolate em pó – ou 4 colheres (cheias) de achocolatado


Para a cobertura
1/2 lata de leite condensado
250 ml de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo*
2 colheres (sopa) cheias de chocolate em pó – ou 4 colheres (cheias) de achocolatado
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
50g de coco ralado (pode-se usar o úmido e adoçado) – coco em flocos fica bem bonito!
50g de chocolate granulado


Modo de fazerFaça a massa Unte com margarina e enfarinhe uma assadeira retangular n° 3 (40 x 27) e reserve
Peneire todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, chocolate e fermento) num recipiente, misture bem e reserve.
No copo do liquidificador coloque os ingredientes líquidos (ovos, óleo, leite) e bata até misturar bem.
Despeje o conteúdo do liquidificador no recipiente com os ingredientes secos e misture bem (não é preciso bater, somente misturar com uma colher de pau) .O segredo dessa massa é não mexer muito, da mesma maneira como se faz muffins, misture apenas até que tudo fique úmido e ligado e está pronta a massa.
Coloque a massa na forma já untada, nivele bem com uma colher e leve ao forno preaquecido (180º).
Para saber o ponto da massa insira um palito, se sair seco dê por pronta. Retire do forno e aguarde esfriar completamente.
Faça a caldaLeve ao fogo todos os ingredientes. Quando ferver desligue e aguarde esfriar completamente para usar.
Faça a coberturaDissolva a farinha de trigo em parte do leite e misture-a aos demais ingredientes, reserve apenas o coco ralado e o granulado. Leve tudo ao fogo sempre mexendo, até ficar cremoso, no ponto de brigadeiro mole (10 a 15 minutos). Espere esfriar um pouco para usar (use morna)


Monte o boloDepois do bolo totalmente frio usando uma faca solte-o totalmente da forma, porém conserve-o dentro da mesma.
Fure todo o bolo com um garfo e regue-o com a calda que também deverá estar fria. Deixe repousar até que ele tenha absorvido toda a calda.
Então espalhe a cobertura que deverá estar ainda morna (se esfriar fica ruim de ser espalhada)
Misture o chocolate granulado com o coco ralado e cubra toda a superfície do bolo.
Cubra com um filme plástico (PVC) e leve a geladeira de preferência de um dia para o outro ou de manhã para a noite.
Sirva cortado em quadrados ou se desejar embrulhe os pedaços em papel alumínio