22 de julho de 2011

Comida orgânica, já provou?

Se o que você busca são alimentos saudáveis, de elevado valor nutritivo e livre de resíduos tóxicos, encha o prato com produtos orgânicos! Eles são produzidos em total harmonia com a natureza, pois são o resultado de um sistema de produção agrícola que busca trabalhar de forma equilibrada o solo e os recursos naturais - água, plantas, animais, insetos, rotatividade do solo, etc.

Conhecidos por não terem resíduos de agrotóxicos, fertilizantes sintéticos, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal, os alimentos orgânicos vêm ganhando espaço importante no mercado brasileiro.

Existem estudos nesta área há mais de 70 anos, mas só agora nós vemos com maior freqüência esses alimentos nas prateleiras dos supermercados, isso sem falar nas vendas pela internet - direto do produtor.

Qual a diferença?

Os alimentos orgânicos são mais nutritivos, mas a principal vantagem é que eles são livres de resíduos de agrotóxicos, que podem causar sérios danos à saúde. Por receberem uma adubação equilibrada, não apresentam excesso de nitratos, que também podem ser cancerígenos.

Há um preconceito de que esses alimentos são menores, menos viçosos, mas independe de serem orgânicos. Esse fato está relacionado ao manuseio do alimento, fazendo-se um manejo correto da produção eles podem ficar tão ou mais vistosos quanto os convencionais.

Geralmente, os produtos convencionais são maiores porque têm mais água, ou seja, adubação com fertilizantes muito solúveis, provocando um maior acúmulo de água. O que acaba fazendo com que tenham teores menores de nutrientes e vitaminas, além de menos sabor

Nenhum comentário:

Postar um comentário