22 de julho de 2011

Alimentos que substituem o leite

Alimentos que substituem o leite
O cálcio é importante para o crescimento e fortalecimento dos ossos e dentes, e o leite é a principal fonte. Além disso, é rico em vitaminas A e C.
Pessoas que têm aversão à bebida devem compensar sua falta ingerindo quantidade significativa de derivados, como queijo, requeijão e iogurte. E devem ser consumidos nas três principais refeições do dia, para que a substituição seja satisfatória. Um fator importante a informar é que o leite de soja não substitui o de vaca, pois não possui cálcio nem vitaminas.

A nutricionista funcional Juliana Garcia diz que em casos de intolerância à lactose, a pessoa pode recorrer ao leite de aveia, de arroz ou de soja, que hoje em dia tem adicionados cálcio na sua composição. "Pode também consumir vegetais verdes escuros, que são fontes de cálcio, gergelim, grão de bico e outros feijões, como o branco, sardinha e atum, quinua e amaranto. Há várias alternativas para se ter uma alimentação saudável e equilibrada".

A falta de leite pode causar osteoporose (perda de massa óssea) nos idosos e osteopenia (início da perda de massa óssea) em adolescentes, jovens e adultos, logo, 400 ml por dia é a quantidade certa para a pessoa não ter problemas desse tipo. A vitamina A previne problemas na visão e auxilia na formação dos músculos. E a vitamina C mantém mucosas nasais e gengivas saudáveis. "A hipocalcemia (fraca concentração de cálcio no sangue) pode levar tanto a uma osteopenia ou osteoporose", complementa Dra. Juliana.

Segundo a nutricionista Vanessa Aquino, a melhor forma de absorver todas as proteínas e vitaminas do leite é ingeri-lo puro. "Esse processo é dificultado quando o produto é misturado com o café, por exemplo. Algumas substâncias, como a cafeína, impedem que o nutriente entre nas células. A molécula do cálcio é quebrada quando reage com esses elementos", explica.

Para quem não gosta de leite, ambas as nutricionistas alegam que é possível viver sem ele, devido às alternativas citadas, como queijo, verduras escuras, feijão, iogurte e outras sérias de opções, que substituem, de alguma maneira, o cálcio obtido através do consumo do leite de vaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário