2 de março de 2011

Cuide da alimentação durante o carnaval....

Na época do carnaval o folião comete alguns excessos, a exemplo da exposição exagerada ao sol e muitas horas sem dormir. Porém, um dos excessos que mais prejudica quem curte o carnaval é a alimentação irregular durante os dias da festa que contagia a cidade de Salvador.

De acordo com a nutricionista Karine Curvello, o folião deve optar por alimentos com pouca gordura, já que o excesso de calor pode retardar a digestão e comprometer a saúde. “É importante consumir bastante carboidrato, como massas, pães, arroz, batata e beiju para que não falte energia na hora de correr atrás do trio”, adverte Karine. Observar o intervalo entre cada refeição também é importante. Como as refeições no Carnaval costumam ser menores, é imprescindível comer a cada duas ou no máximo três horas para repor as energias.

No circuito o folião encontra alimentos de vários tipos, principalmente iguarias da comida regional como feijoada, dobradinha e sarapatel. Porém, como esses tipos de alimentos demandam conservação em geladeira e são de difícil digestão, podem prejudicar o folião pelo resto do Carnaval. “Alimentos preparados na hora e que não tenham muito molho são mais aconselháveis. Assim, o risco de infecção bacteriana é menor”, lembra Karine. Preste atenção também na higiene de quem serve o alimento. Evite comprar alimentos em estabelecimentos onde a pessoa recebe o dinheiro e manipula a comida com a mesma mão, por exemplo.

Além da comida, outro exagero pode trazer muita dor de cabeça ao folião é a bebida alcoólica. Pode parecer controverso, mas o álcool nos desidrata. “Quando se junta ao calor e a aglomeração, a ingestão de bebida alcoólica traz uma possibilidade de desidratação altíssima”, adverte Karine. Bebidas a vontade, só mesmo as que o passarinho bebe. Brincadeiras à parte, beba muita água, suco ou até refrigerante, evitando as bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário