28 de fevereiro de 2015

O famoso chá Indiano " Chai "

Essa receita é super tradicional na Índia e hoje está difundida pelos quatro cantos do planeta, tendo muitas vezes ganhado novas roupagens. A pedidos, estou passando aqui a variação que me foi ensinada... sei que a receita original é com chá preto e açúcar branco. De resto, vai depender da região e do gosto pessoal de cada um.

Ingredientes:
  • 1 litro de água
  • 1 raiz de gengibre média ralada com casca e tudo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 ramos médios de canela
  • 5 sementes de cardamomo maceradas
  • 3 colheres de sopa de leite em pó integral
  • 1 colher de sopa rasa (se for a granel) de chá preto de boa qualidade ou 2 saquinhos.

Modo de fazer:
  1. Coloque a água para ferver.
  2. Em uma panela média leve o açúcar e a canela ao fogo brando e deixe formar um caramelo, mexendo sempre para não queimar. O ideal é que a rama de canela se abra, liberando mais sabor. Para isso acontecer sem queimar o açúcar o fogo deve estar bem baixo.
  3. Adicione o gengibre ralado e o cardamomo macerado. Mexa bem. (Quanto mais nova for a raíz do gengibre, mais forte irá ficar. Quanto ao cardamomo, você pode encontra-lo em casas árabes, Empório Santa Luzia, Zona Cerealista ou no Mercado Municipal. Da pra fazer a receita sem ele, mas perde um toque especial.)
  4.  Acrescente quase toda a água fervente, guardando apenas cerca de meia xícara para dissolver o leite em pó. Deixe a mistura ferver por 5 minutos.
  5. Enquanto a mistura ferve, dissolva completamente o leite em pó no restante de água, tomando cuidado para não deixar nenhuma pelota. (Aprendi a fazer o chai com leite Ninho, que é bem integral e seria mais próximo do leite não processado, tirado direto da vaca em algumas regiões da Índia. Na verdade não é obrigatório, mas o Ninho dá uma cremosidade gostosa à bebida.)
  6. Junte então o leite à infusão, mexa por um minuto e desligue o fogo. O ideal é que o leite não chegue a ferver.
  7. Adicione então o chá preto, deixando-o em infusão por 2 minutos e então coe a mistura. Não é preconceito, mas as marcas nacionais de chá preto são de qualidade bastante inferior, e se você dispuser de um verdadeiro Breakfast Tea ou Earl Grey Tea vai fazer toda a diferença! Se optar usar o chá a granel você precisará de um coador de estopa ou pano (não pode ser de papel, pois tem que mexer), e o ideal é que tenha a mão também um funil, para conseguir acomodar o chai em uma garrafa térmica. Se não der para fazer isso tudo, utilize o chá em saquinhos mesmo, e depois precisará somente de uma peneira para coar (o funil continua sendo uma dica válida). DEIXE O CHÁ PRETO APENAS 2 MINUTOS ANTES DE COAR, COM A PANELA JÁ FORA DO FOGO, SE NÃO O CHAI IRÁ AMARGAR!
  8. Experimente. É possível acrescentar mais açúcar e/ou leite, dependendo do que você quer corrigir. Para ambos os casos, adicione a uma xícara do chai o açúcar ou o leite em pó na quantidade desejada, dissolva bem e retorne essa xícara à garrafa térmica ou bule que estiver utilizando para servir.
Está pronto! Rende um litro de bebida, que pode acompanhar biscoitos, torradas ou um bolo. É extremamente estimulante e ótimo para a garganta. Se não for consumir toda a receita em no máximo 6 horas, mantenha em geladeira, reaquecendo na hora de servir, pois se não o leite pode coalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário