28 de julho de 2011

Seja um voluntário- Doa-se e seja mais um

Já parou para pensar no quanto do seu tempo você usou para ajudar ao próximo no último ano? Pois é depois que participei desse evento que a renda foi revertida para uma instituição que recebe crianças com cancer de todos estados para serem tratadas em São Paulo, percebi o quanto somos egoístas ao desperdiçar nosso tempo com coisas fúteis.Tem muita gente precisando de cada um de nós.Para qualquer coisa que seja, sejamos uteis a alguém.

Aproveite que dezembro é um mês cheio de oportunidades de voluntariado e doe o que você tem de mais precioso! Procure instituições de caridade, orfanatos, abrigos de idosos e ofereça sua ajuda para festas de fim de ano.

Mas não pare por aí. Na hora de planejar 2012, pense com carinho na idéia de participar regularmente de algum programa de voluntariado de acordo com suas possibilidades.

Listamos aqui uma série de projetos e sites que podem te ajudar a encontrar oportunidades não apenas para o fim deste ano, mas para o próximo também. Quem tiver mais oportunidades para divulgar, pode deixar as informações aqui nos comentários (não esqueçam de deixar os contatos do projeto)!

  • Projeto Papai Noel dos Correios

Muitas crianças enviam cartas para o Papai Noel pelo correio. Para manter a magia do Natal, os Correios mantém um programa de envio de respostas a estas crianças e oferece à sociedade a oportunidade de atender aos pedidos de presentes das crianças carentes que escrevem ao bom velhinho.

Para mais informações, visite o site do Projeto Papai Noel dos Correios. Atenção às datas: cada estado tem um dia máximo para a retirada das cartinhas (veja os telefones de cada estado aqui).

  • Grupos de Voluntários do CCZ

Os Centros de Controle de Zoonoses de várias cidades, responsável pelos animais de rua e abandonados, tem muitas oportunidades para o ano todo para quem gosta de bichos.

O voluntário pode colaborar fazendo banho e tosa, levando para passear, limpando as acomodações, repondo a comida e outras tarefas.

O site CCZ São Paulo mantém uma página especial para voluntários. Se você mora em outra cidade, veja aqui a lista de endereços e telefones dos Centros de Controle de Zoonoses de diversas cidades.

  • Greenpeace

Duas vezes por ano, a organização pró meio ambiente mais conhecida (e talvez a mais radical) do planeta abre inscrições para voluntários que queiram participar das campanhas do grupo e realizar atividades de engajamento público.

Para saber mais, veja a página de voluntários do Greenpeace. Você também pode contribuir divulgando as campanhas do grupo e fazendo doações.

  • Amigos da Escola

Você pode dar uma força para a educação dos alunos de escolas públicas de várias maneiras. As instituições que participam do projeto Amigos da Escola oferecem oportunidades nas áreas de estímulo à leitura, a leitura, reforço escolar, saúde e qualidade de vida, artes e esportes, inclusão digital, instalações e equipamentos e gestão escolar.

Neste link, você pode buscar as escolas participantes e os tipos de atividades que buscam a contribuição de voluntários.

Sites úteis

Seja um voluntário (www.voluntarios.com.br): reúne centenas de oportunidades de voluntariado em todo o Brasil.

Movimento blog voluntário (www.blogvoluntario.org.br): disponibiliza um guia para interessados em promover a inclusão digital.

Saiba que voce faz a diferença e mais faz a diferença e outro faz a diferença, e dessa forma todos ajudaram uns aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário