28 de janeiro de 2011

ORGANIZE SUA GELADEIRA

Por conta da diferença de temperatura dentro do aparelho, cada alimento tem sua prateleira certa para se manter fresco e nutritivo. Então, aprenda como armazená-los da melhor forma.

Frutas e verduras

São os alimentos que menos precisam de refrigeração, portanto, devem ficar na gaveta de baixo. Para durar mais, lave-as, escorra bem a água e envolva em sacos plásticos. Assim, a folha ou a fruta não irá “queimar” por gelar demais.

Ovos

Apesar do prático porta-ovos disponível na geladeira, os ovos devem ser colocados na prateleira de cima do aparelho. A porta é o lugar que mais sofre mudança de temperatura. Além disso, pelo fato de abrir e fechar constantemente, os ovos podem ser facilmente quebrados.

Carnes

Quando cruas, as carnes estragam facilmente. Portanto, se você for guardar por alguns dias, deixe-as separadas na gaveta de carnes, ou na prateleira do meio da geladeira, envolvidas no plástico filme. Se não, guarde-as no congelador por 3 a 4 meses caso ainda esteja crua, ou 2 a 3 meses se estiver cozida.

Frios e laticínios

Procure conservá-los na prateleira de cima. Produtos como iogurte, queijos, presunto, margarina e similares precisam de mais refrigeração para não estragar rápido.

Enlatados e conservas

Esses alimentos devem ser colocados num recipiente de plástico ou vidro bem fechados. Pratos e cumbucas podem ser usados também, se cobertos com plástico filme para não estragar a comida. Estes recipientes quadrados e retangulares podem ajudar na organização quando colocados um por cima do outro, ocupando menos espaço.

Bebidas

Refrigerantes, sucos e leite podem ser colocados na geladeira, desde que não demorem muito a ser consumidos. Produtos como geléias e azeitonas, que ficam nos potes de vidro, podem ser dispostos na porta da geladeira também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário