15 de dezembro de 2010

Evite os exageiros das comidas de final de ano.

DICAS;
Chega o final do ano e as tentações são muitas, a época é propícia e a tendência é exagerar na comida e na bebida. Como evitar isso para depois não ficar com remorso pelos quilos a mais?Quem se cuidou o ano inteiro para manter um peso saudável – sem neuroses – pode aproveitar as festas e ceias com menos peso na consciência, mas também não pode exagerar – ou lá se vão meses e meses de cuidado com a balança. E quem não conseguiu chegar ao peso ideal durante o ano, também não será agora que vai conseguir atingir sua meta – mas nem por isso deve tomar menos cuidado.O grande segredo, obviamente, é a moderação.
Alguns procedimentos podem ajudar.
Seguem então algumas dicas básicas, que talvez possam ser úteis:
• Antes do prato principal, não despreze a boa saladinha. Ela ajuda você a comer menos (ou demais) porque proporciona uma sensação de saciedade. Também é saudável, então não dispense a salada na entrada ou no acompanhamento dos pratos, fazendo uma refeição bem colorida.
• Não se empanturre de castanhas. Elas são gostosas e têm a cara do Natal. Mas não exagere: embora sejam ricas em gorduras benéficas para o organismo, são bastante calóricas. Coma algumas – e pronto.
• Manere no álcool. Além dos inconvenientes do consumo com exagero, há o problema do excesso de calorias. Um grama de gordura tem 9 calorias; um grama de álcool tem 7. Ou seja: o álcool é extremamente calórico. Então evite consumi-lo em excesso – e, é claro, se beber, não dirija. Vale lembrar que nessa época há muitas festinhas e o número de happy-hours parece aumentar - fique atento a eles também.
• Não se deixe levar pelos produtos “lights”. Muitas pessoas consomem produtos lights para ingerir menos calorias. É um meio de tentar manter a linha. Mas não quer dizer que produtos lights (panetones, doces, biscoitos, ceias) podem ser consumidos sem moderação: quer dizer apenas que você pode saborear a mesma quantidade daquele alimento que consumiria normalmente, com menos calorias. Se comer mais, estará ingerindo a mesma quantidade ou até mais calorias do que com uma quantidade habitual do alimento tradicional.
• Carnes magras: uma delícia! Carnes como tender e chester são leves e magras. Ao fazer seu prato, escolha as partes sem gordura. Retire a pele.
• Não espere a ceia para comer. A ceia vai ser bem tarde da noite? Não fique sem comer até lá. Faça um pequeno lanche ou uma refeição – uma pequena janta – horas antes. Parece contrasenso, mas se ficar muitas horas sem se alimentar provavelmente você irá querer se empanturrar quando a festa começar. Com menos fome, você come o que gosta e em menor quantidade – e com menor probabilidade de, depois, sentir que comeu além da conta.
• Não exagere na quantidade de comida preparada. Calcule uma porção generosa para cada pessoa, mas não em exagero – para que não sobre alimento. O problema da comida que sobra é que normalmente ela é consumida depois, nos dias seguintes. Como muitas vezes os pratos são mais calóricos e elaborados, fazê-los em quantidade exagerada significa que a rotina alimentar irá demorar a voltar, e a ingestão de caloria acaba ficando aumentada vários dias. Se não houver jeito e tiver que guardar comida que sobrou, cuidado com o armazenamento, para evitar que os alimentos estraguem.
Por fim, aproveite as festas: o mais importante no Natal e na celebração de Ano Novo certamente não é o quanto se come ou o que se bebe, mas com quem se está e o que é que se quer compartilhar. Por uma questão cultural o alimento é momento e símbolo de convívio. Faça-o ser um simbolismo sem exageros, aproveite a companhia das pessoas queridas e prepare-se para ter boas festas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário