16 de outubro de 2010

TEMPEROS BÁSICOS

TENHO VISTO VARIAS PESSOAS FALAREM QUE NÃO TEM UM BOM TEMPERO PARA COZINHAR, DAREI ALGUMAS DICAS SIMPLES E FUNCIONAL COM CERTEZA SEU PRATO FICARA COM AQUELE SABOR SUAVE E HARMONIOSO SEM PRECISAR MISTURAR VARIOS TEMPEROS. Além do sal, cebola, cebolinha, alho e uma pimentinha do reino moída, existem outros temperos básicos que complementam e te ajudem no dia a dia. Chamamos de temperos, as plantas ou substâncias (exemplos:sal, glutomato monosódico) que ajudam a realçar o sabor dos alimentos.
Os temperos se dividem em Ervas e Especiarias. Tempero de ervas são as folhas frescas ou secas das plantas.As ervas frescas devem ser acrescentadas na receita, somente ao final do cozimento, para não desaparecerem, ou seja, você não perceber o sabor. Compre o suficiente para usar no máximo, em 1 semana.
Salsinha, muito parecida com o Coentro. Só que com folhas mais finas, sabor mais suave, levemente doce. Usado picadinho, junto com a cebolhinha, o cheiro-verde. Acrescentado sempre no final do cozimento, já na hora de servir. Acompanhando cozidos de carnes, legumes, verduras e também em saladas.A salsa desidratada, deve ser acrescentada em cozidos, molhos, caldos. As ervas secas, "dizem", tem o sabor um pouco mais acentuado, devendo também ser salpicadas no final do prato.
As folhas de louro, especiaria de aroma forte, não serve só para dar sabor e aroma ao feijão. Mas também ajuda na digestão e eliminação de uma toxina presente no feijão. Depois de cozida no feijão, deve ser jogada fora. Serve também para temperar carnes vermelhas cozidas, como costela, chambari, acém. Carnes suínas também, sempre no cozimento. Geralmente se encontra pra comprar a folha seca, mas também pode se utilizar a fresca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário