Tapioca
50 ml de água (pode ser que sobre um pouquinho de nada)
1 pitada de sal (menos de 1/2 colher das de café )
Preparo:
Coloque o polvilho doce em uma vasilha. Acrescente o sal e aos poucos á adicionando a água. Conforme for colocando a água vá amassando com as mãos, tentando esmigalhar os gruminhos que vão se formando. Depois de umidificar o polvilho, faça o teste a seguir:
Pegue um punhado da massa de polvilho aperte entre os dedos. Se ao abrir a mão a massa ficar junta e não desmanchar rapidamente, estará no ponto.
Passe a massa pela peneira. Reserve.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo, deixe esquentar um pouco. Coloque mais ou menos uma escumadeira de massa à frigideira. Com delicadeza espalhe a massa na frigideira. Deixe por alguns minutos. Vire do outro lado. Deixe aquecer um pouco e coloque o recheio que desejar. Feche a tapioca como um pastel apertando as laterais com a própria escumadeira, apertando contra a superfície quente da frigideira.
Pronto! Agora é só aproveitar essa surpresa da culinária nordestina.
Olha, o recheio aqui em sampa é muito diversificado. Tem a tradicional de côco com leite condensado, a de queijo manteiga, queijo mussarela com orégano, carne seca desfiada com cebola e muitas outras salgadas. Entre as doces tem a de goiabada com queijo, banana com leite condensado e canela, chocolate com côco, só chocolate, pasta de amendoim…Você pode usar sua criatividade
Nenhum comentário:
Postar um comentário