30 de setembro de 2015

Bolo integral de banana

Neste final de semana me deu uma vontade de comer bolo! Sabe aquele bolinho caseiro, com cara de “bolo da vó”? Então...Você não precisa se privar dos prazeres da comida para ser saudável.
 Como sempre digo, a palavra-chave da nutrição é o equilíbrio. E por que não comer algo gostoso, porém feito com ingredientes saudáveis?! A receita é bem rapinha! Em 45 minutos está pronta. O cheiro da banana com canela se espalhou pela casa e agradou a todos por aqui! Uma boa opção de lanche da tarde saudável, que acompanhado de uma xícara de café deixará seu dia muito mais doce e agradável. Vamos a receita!

Ver imagem em tamanho grande



INGREDIENTES

Bolo de banana integral

Você vai precisar de:
  • 3 claras
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral (se for orgânica, melhor ainda!)
  • 1/2 xícara (chá) de farelo de aveia (se você for celíaco, pode substituir por quinua em flocos)
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher(chá) de canela em pó
  • 1 castanha do Pará
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado
  • 3 colheres de sopa de margarina light ou manteiga clarificada (ghee)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 liquidificador
  • 1 assadeira para bolo
Modo de preparo
Primeiro, bata as claras em neve e reserve.
Misture os outros ingredientes (menos o fermento e as claras em neve) e bata no liquidificador, até ficar com consistência bem homogênea. Depois de bater tudo, misture o fermento e as claras em neve e bata mais um pouco. Unte uma fôrma de bolo com um pouco da margarina/manteiga e polvilhe um pouco da farinha de trigo integral para o bolo não grudar. Jogue a misture na fôrma já untada e coloque no formo preaquecido a 210 graus Celsius por cerca de 40 minutos ou até dourar. Pronto! Para dar um charme, polvilhe um pouco do açúcar mascavo misturado com a canela depois de pronto! Fica mais delicioso ainda!!
 
OBS: a presença da aveia e da farinha de trigo integral reduz o índice glicêmico do bolo. Isto quer dizer que a velocidade com que o açúcar é absorvido será mais lenta, portanto, além de não elevar drasticamente sua taxa de açúcar no sangue, sacia por mais tempo, sendo uma receita indicada para diabéticos e para pessoas que desejam perder peso, desde que comam uma fatia moderada. Você PODE e deve comer. Só não pode EXAGERAR! Como tudo nesta vida… O excesso faz mal, não importa do que seja!
Quem não consome açúcar, pode substituir o açúcar mascavo por adoçante em pó próprio para forno e fogão, ok? A estévia é uma ótima opção, mas veja primeiro se gosta do sabor! Quem não está acostumado pode estranhar…


 
 
 
 

Bolo de nozes






4 ovos
2 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1 copo pequeno de leite quente
100 gr de nozes picadas

Bater as claras em neve, colocar as gemas e bater bem, juntar o açúcar e bater até ficar esbranquiçado. Juntar o fermento e a farinha, e por último, o leite. Colocar as nozes por fim, na hora de colocar no forno.

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
3 gemas
1 lata de creme de leite sem soro
2 1 ½ colheres de maisena
150 gr a 200 gr de nozes picadas
Levar ao fogo o leite, o leite condensado, as gemas e a maisena (se quiser pode acrescentar uma colherinha de baunilha), mexer até engrossar. Deixar esfriar e colocar o creme de leite sem soro. Divida o creme em duas tigelas, em uma acrescente metade das nozes, e recheie o bolo com esta parte do creme misturado com as nozes.
O restante do creme cubra o bolo e salpique o restante das nozes.
Deixe algumas nozes inteiras para decorar.