31 de outubro de 2015

Como combater (prevenir e controlar) traças de cereais

Trata-se de uma “traça de cereais” (Plodia interpunctella), que gosta de quase tudo que você guarda na sua despensa: feijão, trigo, milho, vários produtos farináceos, soja, amendoim, nozes, frutas secas, chocolates e até rações para animais. Reparei que aqui em casa ela só não gostou mesmo foi do macarrão de letrinhas. Não gosta de estudar.

Nunca menospreze nenhum bichinho voador na sua casa. Apresse-se para a despensa e veja se tem farelos pela prateleira e se os pacotes estão furados. Jogue tudo que tiver furo no lixo. Se tiver dúvida, escolha por jogar fora. Desconfie de tudo! A larva pode estar escondidinha dentro de um grão.
Escolha também potes de vidro para armazenar os alimentos, sempre que possível. As traças preferem as sacarias, tente ficar livre delas.
Limpe sua despensa pelo menos uma vez por mês e, por via das dúvidas, faça um sachê com cravos e louros (com um retalhozinho, por exemplo) ou faça como eu, no melhor “estilo despacho”.
Limpe sua despensa com um pouco de água sanitária diluída em água. É só molhar um paninho e ir limpando.
Fique de olho no que compra no supermercado. Na maioria das vezes você não vai saber que comprou um alimento que já tem ovo dentro, mas se puder evitar de levar pacotes furados já é um grande adianto. Um mínimo furinho já é um grande indicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário