31 de janeiro de 2011

Bolinhos de chuva, é muito bom!!!

Esta receita de bolinho de chuva vai combinar perfeitamente com sofá e sessão da tarde. Experimente que você não irá se arrepender!

Ingredientes

2 colher(es) (sopa) de margarina 180 gr de açúcar 2 unidade(s) de ovo 1 colher(es) (sobremesa) de fermento químico em pó 2 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo 1 colher(es) (chá) de canela-da-china em pó 1/2 colher(es) (chá) de sal 1 xícara(s) (chá) de leite quanto baste de óleo de soja para fritar

Modo de preparo

Bata o açúcar com a margarina e junte os ovos, um de cada vez, batendo sempre.

Peneire juntos a farinha, o fermento, a canela e o sal, acrescentando-os a mistura, alternando com o leite. Misture bem e frite cada bolinho de chuva às colheradas em óleo quente, até que dourem de todos os lados. Retire os bolinhos e os deixe escorrer em papel absorvente, envolvendo-os em açúcar e canela.

Quando faço aqui em casa é difícil sobrar alguma coisa, mas se sobra guardo dentro de um recipiente bem fechadinho pois amanhecido é uma delicia...

Pão Português ( FOLAR)

Ingredientes 6 ovos 60g de fermento de pão 1 copo de agua morna salgada 1 copo de azeite farinha o suficiente para fazer a massa até soltar das mãos. Preparo Misture e sove até ficar uma massa de pão leve. Deixe crescer a massa por cerca de 1 hora. Para o recheio use linguiça portuguesa defumada fatiada e bacon cortado em cubos. Unte um tabuleiro, faça camadas da massa e linguiça e bacon. Ultima camada deve ser de massa. Deixe descansar por mais 30 minutos e asse por 40 minutos.
Essa receita é bem antiga,quem fazia era minha avó Laura é um pão bastante saboroso...

Suspiro

Ingredientes 6 colheres (sopa) de açúcar ½ colherinha de essência de baunilha ou suco de limão 1 e ½ colherinha de fermento em pó 3 claras Preparo Bata as claras com o fermento até ficarem quase firmes. Junte devagar o açúcar, batendo sempre até ficar firme, mas brilhante e de consistência cremosa. Acrescente a baunilha. Faça o formato que desejar e levar ao forno por uns 15 minutos para dourar.

28 de janeiro de 2011

ORGANIZE SEU TEMPO: 7 PASSOS

Na sua vida diária ira fazer uma grande diferença, entre nessa também e se organize.
Você se sente sobrecarregado com frequência? É difícil arrumar tempo para fazer tudo? Se a resposta é sim, organização e disciplina podem fazer uma bela diferença! Confira as dicas;
Se os dias durassem 48 horas ou se tivéssemos a incrível habilidade de executar duas ou mais atividades ao mesmo tempo, certamente a vida seria mais fácil. Na falta dessas opções, o ideal é investir em organização e disciplina, requisitos imprescindíveis a profissionais que desejam gerenciar o próprio tempo com maestria – e, assim, fazer com que os dias sejam muito mais produtivos. Confira algumas dicas importantes, elaboradas especialmente para quem tem probleminhas com a agenda, e comece agora mesmo a aplicá-las.

1 – Tudo nos trinques

Mantenha a mesa, as gavetas, a sala – e tudo aquilo que fizer parte do seu espaço de trabalho – constantemente organizados. Ambientes excessivamente poluídos ou bagunçados podem dificultar a concentração, e você ainda corre o risco de parecer desleixado perante os outros funcionários.

2 – Lista amiga

Por mais chato ou demorado que pareça, crie o hábito de listar todas as tarefas que deve realizar. Utilizando uma espécie de cronograma e estabelecendo a prioridade de cada atividade, fica mais fácil cumpri-las no tempo estipulado.

3 – Programe-se

Identifique os horários do dia em que, naturalmente, você rende mais. Todos nós temos períodos nos quais somos mais produtivos, mas, muitas vezes, sequer nos damos conta. Descubra o melhor momento para a concentração e use-o para trabalhar nas tarefas mais importantes.

4 – Do difícil pro fácil

Independentemente da dica anterior, via de regra, comece o dia pelos trabalhos mais complexos de serem executados, já que nesse período estará mais disposto. As tarefas mais simples ficam para o fim do expediente, quando o cansaço será maior.

5 – Pausas necessárias

Evite ficar longos espaços de tempo concentrado em uma única atividade. Pequenos intervalos são necessários para que a mente relaxe e para estimular a capacidade de raciocínio e concentração – principalmente nos períodos em que sente mais dificuldade de produzir.

6 – De grão em grão

Sempre que estiver envolvido em trabalhos longos e complexos, divida-o em etapas menores. Assim, você pode se planejar para executar cada etapa em um determinado período de tempo, de modo que, ao final, terá finalizado todas as partes no prazo adequado.

7 – A hora é agora

Como diz o velho ditado, nunca deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Mesmo que não tenha nada de importante ou de grandioso planejado para os próximos dias, assuma o compromisso de encerrar tudo aquilo que planejou para cada dia. Assim, você nunca será pego de surpresa caso surjam outras tarefas que impeçam a finalização daquilo que julgou que poderia adiar.

Um forte abraço !!!

ORGANIZE SUA GELADEIRA

Por conta da diferença de temperatura dentro do aparelho, cada alimento tem sua prateleira certa para se manter fresco e nutritivo. Então, aprenda como armazená-los da melhor forma.

Frutas e verduras

São os alimentos que menos precisam de refrigeração, portanto, devem ficar na gaveta de baixo. Para durar mais, lave-as, escorra bem a água e envolva em sacos plásticos. Assim, a folha ou a fruta não irá “queimar” por gelar demais.

Ovos

Apesar do prático porta-ovos disponível na geladeira, os ovos devem ser colocados na prateleira de cima do aparelho. A porta é o lugar que mais sofre mudança de temperatura. Além disso, pelo fato de abrir e fechar constantemente, os ovos podem ser facilmente quebrados.

Carnes

Quando cruas, as carnes estragam facilmente. Portanto, se você for guardar por alguns dias, deixe-as separadas na gaveta de carnes, ou na prateleira do meio da geladeira, envolvidas no plástico filme. Se não, guarde-as no congelador por 3 a 4 meses caso ainda esteja crua, ou 2 a 3 meses se estiver cozida.

Frios e laticínios

Procure conservá-los na prateleira de cima. Produtos como iogurte, queijos, presunto, margarina e similares precisam de mais refrigeração para não estragar rápido.

Enlatados e conservas

Esses alimentos devem ser colocados num recipiente de plástico ou vidro bem fechados. Pratos e cumbucas podem ser usados também, se cobertos com plástico filme para não estragar a comida. Estes recipientes quadrados e retangulares podem ajudar na organização quando colocados um por cima do outro, ocupando menos espaço.

Bebidas

Refrigerantes, sucos e leite podem ser colocados na geladeira, desde que não demorem muito a ser consumidos. Produtos como geléias e azeitonas, que ficam nos potes de vidro, podem ser dispostos na porta da geladeira também.

Bolo de limão com recheio de creme...DELICIOSO!!!

  • INGREDIENTES
  • Cobertura:
  • 500 g de açúcar de confeiteiro
  • cereja ao marrasquino para decorar
  • folhinha de casca de limão para decorar
  • 4 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 clara
  • Massa:
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1½ xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • Recheio:
  • raspas de limão
  • ½ xícara (chá) de suco de limão
  • 1 lata de leite condensado
  • Cobertura: Coloque o suco de limão e a clara em um recipiente refratário e vá adicionando o açúcar de confeiteiro até formar uma massa firme. Reserve. Massa: Bata as claras em neve bem firme. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo bem. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Coloque o leite e a manteiga em uma panela pequena e leve ao fogo até ferver. Despeje lentamente o leite fervente, alternando com a farinha de trigo. Retire da batedeira e adicione o fermento em pó. Coloque a massa em uma fôrma redonda média (24cm de diâmetro) untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos. Retire e espere amornar. Recheio: Misture o Leite Moça, o suco e a raspa de limão até obter um creme consistente e reserve. Montagem: Desenforme o bolo em um prato. Corte-o ao meio, no sentido horizontal. Recheie uma das partes com o creme de limão, reservando duas colheres (sopa). Coloque a outra parte do bolo e espalhe o creme reservado por toda a superfície do bolo. Para a cobertura, coloque a massa em cima de um plástico polvilhado com açúcar de confeiteiro e abra com o auxílio de um rolo de massa até que fique com espessura fina. Coloque em cima do bolo, deixando cair nas laterais. Enfeite com folhinhas feitas com a casca de limão e cerejas em calda.
  • dicas;
  • A aparência da massa de açúcar de confeiteiro fica igual à de uma massa de torta normal. O plástico ajuda a colocar a massa em cima do bolo, sem quebrar. Congelamento: Congele o bolo pronto. Neste caso, utilize uma fôrma de plástico descartável própria para congelamento. Feche, etiquete e deixe em freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, retire do freezer e deixe na geladeira embalado por cerca de 6 horas. Ou, deixe em temperatura ambiente, embalado por 30 minutos e depois passe para a geladeira até a hora de servir.
  • 26 de janeiro de 2011

    Pretinho básico: dez dicas para preparar um bom café coado

    fresco e saboroso, hummm.....
    Entra e fica à vontade, acabei de passar um cafezinho. Difícil encontrar jeito mais acolhedor de receber a visita. O aroma perfuma a casa e acolhe a conversa. No jeito de cada um para preparar e servir café reside até uma certa polêmica. Vale colocar açúcar na água? A rigor, jamais. E guardar na garrafa térmica? Nem pensar.
    - Use sempre filtrada - Não deixe a água ferver. Ele deve estar a, no máximo, 92 graus. Caso contrário, a perda de oxigênio altera a acidez do café. Para saber o ponto certo, é preciso observar se a água está em movimento, mas sem bolhas grandes - Guarde o pó de café na geladeira depois de aberto. A baixa temperatura preserva os aromas da bebida - Não coloque o açúcar junto com a água. Ele muda o ponto de ebulição do líquido e forma um xarope, que altera o sabor do café - Cravo e canela em pau podem ser colocados junto com a água para obter um sabor diferenciado - O coador de pano deve ser guardado em um recipiente com água, dentro da geladeira. Antes de usar, é preciso escaldá-lo - A bebida deve ser consumida em até vinte minutos depois de pronta. Se sobrar, você pode congelar em formas de gelo e bater com sorvete para fazer um drinque gelado - Um pó de boa qualidade é essencial para um café mais saboroso - Na hora de coar, molhe todo o pó e não fique mexendo com a colher. A água deve passar pelo café para que ele não fique amargo - Se utilizar uma garrafa térmica, o café deve ser consumido até 1 hora depois de pronto. O recipiente deve ser lavado com água e detergente neutro depois do uso. Esporadicamente, pode ser colocado de molho com um pouco de bicarbonato ou vinagre

    25 de janeiro de 2011

    Deliciosa torta da banana nanica....

    Ingredientes para o bolo

    4 bananas maduras

    4 colheres de sopa de açúcar

    4 colheres de sopa de manteiga

    4 ovos

    8 colheres de sopa de farinha de trigo

    1 colher de sopa de fermento em pó

    Ingredientes para a calda caramelada

    1 xícara de açúcar

    1/3 xícara de água

    Modo de fazer

    Sugestão: Ligue o forno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo e prepare a calda antes para que esfrie e fique melhor para untar a forma.

    Prepare a calda caramelada: Em uma panela misture o açúcar com a água. Leve ao fogo médio e deixe ferver, sem mexer, até engrossar. Deixe que esfrie e reserve.

    DICA: Na verdade, quando ainda está quente a calda aparenta ser muito mais rala do que quando está em temperatura ambiente. Quando esfria fica bem melhor de espalhar na forma, pois forma uma camada mais espessa. Uma boa idéia é ter sempre um pouco de calda preparada, guardada em um vidro bem fechado. Não precisa colocar na geladeira.

    Prepare a torta: Descasque e corte as bananas ao comprido em duas ou três partes. Com uma colher, espalhe uma boa quantidade de calda caramelada no fundo e nas laterais da forma. Arrume as fatias de banana na assadeira por cima da calda. Reserve.Prepare as claras: Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.

    DICA: Não deixe cair nem um pouco da gema nas claras e não use tigela, batedor de claras ou batedeira com resíduos de gordura. Isso dificulta conseguir um ponto bem durinho das claras.

    Prepare a massa: Numa tigela misture bem a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Junte as gemas e continue a misturar. Depois acrescente a farinha e mexa mais um pouco. Para evitar que pequenas bolinhas fiquem inteiras, peneire com um coador pequeno o fermento em pó por cima da massa e misture bem. Por último junte delicadamente as claras batidas em neve até ficar uma massa cremosa e uniforme. Vire por cima das fatias de bananas arrumadas na forma.

    Asse a torta: Ponha para assar em fôrno médio por aproximadamente 30 minutos. Depois de esfriar solte a torta da forma, ajundando com uma faquinha lisa nas bordas e vire a forma em cima de um prato grande. Ela se soltará com facilidade. Caso a torta não se solte imediatamente, sacuda levemente a forma até sentir que ela se soltou. Retire a forma e sirva.

    DICA: Verifique se a torta está bem assada com um palito. Espete-o no meio da torta, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.

    Cuca de banana nanica c/ cobertura de farofa

    Ingredientes

    Massa

    1 colher (chá) de fermento biológico instantâneo (5g)

    3/4 xícara (chá) de água (150ml)

    10 colheres (sopa) rasas de açúcar (100g)

    1 ovo inteiro

    5 colheres (sopa) de manteiga (60g) Raspas de limão a gosto 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (250g) Uma pitada de sal

    Farofa 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (250g) 2 xícaras (chá) de açúcar (320g) 12 colheres (sopa) de manteiga (150g)

    Recheio 5 bananas nanicas Açucar a gosto

    Modo de preparo Massa Em uma vasilha, dissolva o fermento na água. Em seguida, junte o açúcar e deixe descansar por alguns minutos. Acrescente o ovo, a manteiga e as raspas de limão. Por último, adicione a farinha de trigo e o sal e misture até que a massa fique homogênea, mas com consistência mole, desgrudando dos dedos. Coloque a massa em uma fôrma untada e polvilhada (20 cm x 25 cm) e deixe crescer de 30 a 50 minutos.

    Farofa Junte a farinha de trigo, o açúcar e a manteiga em uma vasilha. Agregue-os usando as pontas do dedos. Misture tudo até obter uma farofa úmida e solta.

    Recheio Corte as bananas em rodelas. Se preferir, polvilhe um pouco de açúcar, mexa e reserve.

    Montagem Depois de crescida a massa, coloque as bananas cortadas em rodelas. Por último, cubra a fôrma com a farofa. Leve para assar por cerca de 30 minutos, em forno pré-aquecido a 150º C.

    Bicho- de- Pé Colorido HUMMMM...a criançada vai amar

    O nome não é nada agradável: bicho-de-pé. Mas o sabor, sim. Este docinho é um "parente" do brigadeiro e do beijinho, também típico das festas de aniversários de crianças no Brasil. Normalmente, é cor-de-rosa - e tem gostinho de morango.
    Mas basta usar um pouquinho de criatividade e de pó de gelatina de uma fruta - como maracujá, uva, limão ou laranja - para dar outra cara e outro sabor ao bicho de pé. Peça a ajuda das crianças da casa para escolher como será o docinho. Depois de tirar a massa do forno, coloque todo mundo para enrolar a guloseima.
    Vai ser uma farra daquelas.Saiba como fazer:Ingredientes
    1 embalagem de creme de leite
    1 colher (sopa) de farinha de trigo
    1 lata de leite condensado
    1 colher (chá) de manteiga
    1 embalagem de gelatina (do sabor que quiser)
    1/2 xícara (chá) de açúcar cristal
    Modo de preparo
    Em uma panela, misture o creme de leite e a farinha de trigo. Em seguida, junte o leite condensado e a manteiga e leve ao fogo baixo mexendo sempre. Depois de cinco minutos de cozimento, acrescente a gelatina e mexa por mais dez minutos ou até o creme se soltar do fundo da panela. Deixe esfriar bem, ai é só fazer as bolinhas na mão passar no açucar cristal.
    Bom Apetite e espero que gostem porque eu amei....

    22 de janeiro de 2011

    Feijoada da dona Magali

    INGREDIENTES;
    Para uma feijoada para 10 pessoas comerem à vontade:
    - 1 Kg de feijão preto de excelente qualidade Para 1 quilo de feijão, eu coloco:
    - 1 kg de carne seca
    - 1/2 Kg de lombo salgado
    - 2 rabos de porco salgados
    - 3 pés de porco salgados
    - 300 g de orelha salgada
    - 2 paios cortados
    - 2 linguiças portuguesas
    - 700 g de costela salgada Para a farofa:
    - 1/2 Kg de toucinho defumado
    - 700 g de farinha de mandioca
    - 4 dentes de alho bem amassados
    - 1 cebola média, picada bem picadinha
    Complementos:
    2 maço de couve, cortadas em tirinhas bem fininhas
    1 kg de toucinho de fumeiro para os torresmos
    6 pimentas malaguetas ou dedo-de-moça, bem amassadas sem as sementes (cuidado com os olhos... rs); depois de amassadas, junte uma concha de caldo de feijão. Servirá como "molho", para quem goste.
    MODO DE PREPARAÇÃO
    Para dessalgar as carnes, use água bem quente (quando começar a fazer bolhinhas para abrir fervura) , ou do jeito que você costuma dessalgar. A água quente ajuda a eliminar o excesso de gordura. Tire o excesso de gordura da carne seca. Corte-a em pedaços não muito pequenos. Coloque numa panela. Coloque a água quente por cima. Deixe assim por 4 horas. Troque as águas 5 vezes (cerca de 20 horas para o dessalgue). Faça o mesmo com o lombo, a costela, os pés e a orelha. Não coloque para dessalgar junto com a carne seca. Na última etapa do dessalgue, pegue o feijão (já escolhido e lavado) e ponha de molho na panela em que irá fazer a feijoda (pressão ou outra qualquer) numa quantidade de água natural, que o cubra cerca de 3 dedos. A linguiça e o paio não precisa dessalgar. Apenas coloque-os na água quente, para retirar a gordura externa, e deixe-os à parte. Dessalgadas as carnes, coloque as carnes na panela, junto com o feijão, para cozinhar. Se em panela de pressão, quando abrir pressão (fazer o barulhinho) abaixe o fogo da panela.
    Numa frigideira ou panela pequena, coloque a quantidade de óleo (ou banha) que está acostumada a usar para refogar o alho para temperar o feijão. Utilize alho sem sal. Quando estiver moreno, coloque uma duas conchas de feijão. Em seguida, despeje sobre a feijoada, misture e está pronta. Se deixou esfriar para abrir a panela de pressão, depois de despejar o refogado e mexer, deixe em fogo brando, mexendo vez por outra, até abrir fervura. Está pronta.
    A FAROFA
    Corte o toucinho de fumeiro em cubinhos quadrados bem pequenos, o menor que conseguir. Coloque-os numa panela juntamente com um pouco de óleo (ou banha) e deixe-os fritar, até ficar moreno. Quando morenar, retire-os (não precisa secar com papel toalha, pois em seguida juntá-los-á à farofa). Na gordura do toucinho frite os dentes de alho amassados e a cebola picada. Quando dourar, abaixe o fogo da panela, junte a farinha e os torresmos (toucinho frito) e misture bem. Pode colocar sal na farofa, mas pouco, apenas para dar sabor.
    A caipirinha é feita com:- limão, açúcar, cachaça e gelo (para quem gosta gelada). Para cada caipirinha, o suco de um limão, expremido com casca e tudo; uma colher de chá de açúcar, e uma dose de cachaça (que varia ao gosto do "pinguço", rs.).
    Jhonny aqui esta a receita que voce pediu.....

    19 de janeiro de 2011

    mouuse de morango com pedacinhos de chocolate...hum.....

    INGREDIENTES
    2caixas de morango
     1caixa de creme de leite sem soro 
    1caixa  de leite condensado
     1 caixa de gelatina de morango
     550g de chocolate meio amargo  
    250ml de agua fervente
    
    
    MODO DE PREPARAR
    pique os morangos ,deixe alguns para decorar misture a gelatina na agua fervente ,
    misture o creme de leite e o leite condensado e bata no liquidificadorpor uns 3 minutos e acrescente a gelatina e o morango
    picado e bata por mais uns 5 minutos ate ficar bem cremoso, reserve derreta o chocolate e unte com uma leve camada as taças de sua preferenciA deixe endurecer o chocolate depois coloque a mistura e leve a geladeira por aproXimadamente umas 4 horas desenforme e decore com os morangos e pedaços de chocolate. Bom apetite!!!
    Olhem que mousse rapidinho de fazer, só não faz quem não quer ou não gosta...em dias de muito calor é sempre bom ter essas sobremesas prontas na geladeira.Se quiser pode ser substituido o morango por manga tambem fica deliciosa.
    mousse de morango faciL 2 caixas de creme de leite 1 lata de leite condensado
    1 gelatina de sabor morango
    1 caixinha de morangos maduros (vermelhinhos)
    MODO DE PREPARAR Colocar a gelatina misturada com água para ferver ( só 250 ml ) bater os outros ingredientes no liquidifigador por uns 3 minutos. Acrescentar a gelatina fervida e bater novamente até que incorpore . Colocar em taças de sobremesa molhadas ; enfeitar com morangos se desejar.

    18 de janeiro de 2011

    Bolo de Chocolate umido e fofo

    Realmente é de dar agua na boca, geladinho com uma bola de sorte de creme ou flocos para mim não tem nada mais gostoso. Ingredientes- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo - 2 xícaras (chá) de açúcar - 1 xícara (chá) de chocolate em pó - 1 colher (chá) de sal - 2 ovos - 1 xícara (chá) de óleo - 2 xícaras (chá) de água fervente - 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio - 1 colher (chá) de fermento Modo de Preparo Misture bem os 6 primeiros ingredientes, até ficar uma massa homogênea. Em seguida, adicione a água fervendo mexendo rápido para evitar que a massa cozinhe.Adicione então o fermento e o bicarbonato e mexa bem.Coloque em uma forma untada e polvilhada com farinha.Leve ao forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente30 minutos (use o teste do palito para saber se está assado). Dica; Para a versão festa, faça 2 bolos, recheie e cubra a gosto (sugestão: recheio de geléia de ameixa com côco e cobertura de brigadeiro mole com granulado) ou doce de leite fica muito bom...

    Poema do pres.Ikeda Majestoso Rio Amazonas

    A LONGA E DISTANTE CORRENTEZA DO AMAZONAS
    Dedico aos sublimes companheiros do Brasil Foi realmente Como uma tempestade me envolvendo...Um turbilhãoDe ardente paixão e emoção... É pique! É pique! É pique!É hora, é hora, é hora... 25 de fevereiro de 1984,Ensaio Geral do Grande Festival Cultural do Brasil...O brado audaz da vidaDos jovens do paraíso do sambaEstremeceu o imenso Ginásio de Esportes. Sorrisos, lágrimas e vozes jubilosasDe vocês, deles e delas,Pareciam preencher o intervalo de 18 anosVividos, dia após dia, com intensa ansiedade.Este espetáculo Por mim jamais será esquecido. Como um grande panorama,No meu coração,Que percorria a platéia,Ressurgia vivamente os dias de interpéries do passado. No ano de minha posse como terceiro presidente,Acalentando no meu íntimo as orientações Do venerado Mestre,Lancei-me na caminhada do Kossen-rufu Mundial,E cravei meu passo no solo de São Paulo. O meu corpo estava desgastado e febril,Talvez, pela longa viagem pelo estrangeiro.Houve vozes aconselhando-meA deixar a visita para uma outra ocasião. Todavia, O Brasil seria o Pilar do Kossen-rufu da América do Sul,O estei do Hemisfério Sul.Lá, encontravam-se companheirosQue me agruardavam ansiosamente.Encorajando e incentivando a mim mesmo,Assinalei o primeiro histórica passo nessa terra. No final da longa jornada aérea,No aeroporto, às 2 horas da manhã,Encontrei dezenas de pessoasQue me aguardavam madrugada adentro. Munindo-me de coragem e empregando toda a minha força,Trocamos diálogos e incentivos mútuos,Chegando a registrar a auspiciosa fundação de um distrito,Com o forte desejo de fincar a cunha da Lei MísticaFirme e profundamente no vasto solo do futuro. A partir desse dia, O eco da sinfonia da paz se elevouPor todo o Brasil, Terra do Sol,Descortinando a nova vida na história pioneira. O tempo passou...A nova visita ocorreu em março de 1966.No morro do Corcovado do Rio de Janeiro,Juntamente com os saudosos companheiros,O juramento de um futuro magnificente. O aspecto de sua árdua luta,Na vastidão imensa dessa terra,Como uma jóia preciosa,Jamais se afastou de minha mente,Nem um minuto sequer. Oito anos depois - março de 1974.Recebendo o convite para uma nova visita,Parti rumo à travessia do continente americanoAcalentando no coração a alegria,Com todo, reencontrar-me. Contudo, ou talvez pela providência do tempo,Um contratempo interpôs-se a essa viagemE a terceira visita deixou de concretizar-se.A tristeza de vocês, exaurida de lágrimas, Foi um sofrimento para mim também.Ah! Quantos vales e montanhas de provações... O tempo seguiu seu curso e a época amadureceu.Veio 1984!Naquele dia,Estremecendo todo o ginásio,Resplandeceu intensamente o Grande Festival Cultural. Oh! Meu Brasil!Céu e terra que tanto amo!Solo da paixão,Nação da esperança ePaís do futuro.Neste grandioso e rico chãoDiferentes raças e Variadas culturas,Diversos costumes eDiversificada natureza e clima exuberantes. Esses variados fatores mesclam-se em harmoniaNeste Brasil - República Federativa.As pessoas denominam isto:Unidade dentro da diversificação. Na jornada do caos para o cosmo - nossa meta comum,Promovendo o aprimoramento recíproco e Restituindo a vida a cada indivíduo,Eis a terra das potencialidades do Século XXI,Que encerra a vitalidadeJuvenil, mas ígnea como o magma. Ah! Meus pais e mães dos tempos iniciaisQue descerraram o alvorecer magníficoDo Kossen-rufu deste Brasil. Levantando-se dessa terra de crises,Acreditando, sempre, em ver a aurora de glóriasAcionando silenciosamente a enxada do desbravamento.Oh! Meus respeitosos senhores e senhoras.A espessa parede do idioma,O profundo abismo das raças,Por vezes, impedindo o diálogo de mútuos incentivo. Certamente, houve dias em que, perplexos,Ficavam tão somente a fitarO extenso campo sob o sol ardente,Segurando a enxada da propagação dos ensinos. Houve também longos dias de perseverançaÀ espera do céu azul do Kossen-rufu,Uns amparando os corpos dos outrosDa chuva cruel e impetuosa. Entretanto, Estimulando a si mesmo e erguendo-se decididamente,Nutrindo no coração o Sol do Monarca,Os senhores iniciaram a marcha da convicçãoA fim de executar a sinfonia da felicidade. Nas vilas das íngremes cadeias de montanhas,Nas aldeias das florestas de profundo silêncio e Nas agitadas cidadesOnde ressoam as marteladas das construções,Ponto a ponto, a luz da Lei Mística foi acendida,E, esta luz da felicidade estendeu-se para todo o Brasil.Em toda a eternidade,Essa história jamais haverá de ser destruída. Oh! Meus debravadores do Kossen-rufu,O caminho aberto com lágrimasTornou-se hoje, a inabalável e imensa estrada para a paz.A planta cultivada com suorTornou-se, hoje, uma grande árvore de frutos da felicidade. Esse labor e tormentoHaverão de se converter em ilimitada boa sorteBeneficiando eternamente gerações e geraçõesCom o radiante luzir dos raios ofuscantes. E os jovens companheiros,Herdeiros desse sublime espírito,Dispõem-se a desbravarAinda mais amplamente esse caminho,O paraíso da esperança. Ouçam!Ouçam os passos de avanço dos jovens, Que ao ritmo do dinâmico sambaEcoando pela vastidão do céuFazem estremecer esta grande terra. Vejam!Vejam o ardor dos jovens em salvar este mundo,Resplandecendo e transformando no sol da paixão,Anunciam o despontar no horizonteO amanhã do Infinito Passado. Meus jovens e minhas jovens,Conforme as parábolas da "Madeira flutuanteE da "Flor de Dongue",Nós compartilhamos uma profunda relaçãoE juntos comparecemos à fileira dos filhos do Buda. O ensino de Daishoni é o "Budismo do Sol".Assim sendo,A nossa crença também deve ser como o Sol. O movimento do sol É uma continuidade cotidianaDia após dia, ano após ano.Ao amanhecer, ele desponta com seu aspecto imponenteE cruza o céu proporcionando luz e calorPara depois pôr-se no oeste.Ontem, hoje e amanhã,Sendo observado ou nãoEle continua sua órbita simples e regularJamais quebrando o ritmo de sua evolução.Da mesma forma,A jornada da "prática da fé é a própria vida diária"Na contínua construção do eterno Kossen-rufuTambém deve seguir o mesmo ritmo. Ilimitados e abundantes,O brilho e a magnanimidade do SolSão a fonte da força do crescimento de tudo.Sem esta energia,As plantas, os animais e inclusive o homemNão poderão viver nem mesmo por um dia.Tudo que manifesta vida tem como mãe, o Sol.Apesar de observar as mesquinhas discórdias E hostilidades dos homensEle os aqueceE espera o tempo, cria a época eAdianta altivos passos de gigante. A ardente fé coloca em evidência A nobre personalidade e o humanismo.O nosso caminho de monarcas da confiançaComo homens soberanosAssim deve ser. O So jamais desfaz o sorriso de sua face.Há ocasiões que espessas nuvens cinzentas,Talvez por ódio ou temor,Tentam esconder esse sorriso e seus raios benevolentes.Há também momentos em queChuvas e tempestades atacam-no violentamente. Porém, ninguém é capaz de roubarO seu sorriso fecundo e o seu calor.Da mesma forma como o ímã atrai o ferro,Em sua volta multiplicam-se grandes botões de floresDe sorrisos e mais sorrisos,Dos quais ele é sempre mensageiro. Na terra do exílio em Sado,Ante a voraz perseguição,Com um sorriso, disse serenamente:"Não posso conter o meu grande júbilo."A nossa atitude como discípulos do Buda OriginalAssim deve ser. Meus jovens,Pioneiros da vanguardaQue exultam no paraíso do futuro,Amem as pessoas eEstendam a boa vontade a todos.Colham assim valentementeA felicidade reunida de além das mil milhas. A verdadeira religiãoÉ a religião para o ser humano.A verdadeira religiãoÉ a religião para a paz.A verdadeira religião Tem como princípioContribuir para a prosperidade social. Assim sendo,Nós budistas,Devemos nos tornar o exemplo para a sociedade,Como excelentes cidadãosVisando a paz e prosperidade perenesDeste Brasil, pátria que tanto amamos.Esse é o propósito de nossa crença. Uma pessoa de crençaImbui-se de auto-disciplina.No centro da bandeira da sua Pátria, De verde exuberante,Destacam-se claramente as palavras "Ordem e Progresso". Progresso sem ordemÉ sinônimo de tumulto.E ordem sem progressoÉ estagnaçào e inércia. "Ordem e Progresso""Regra e Liberdade""Dever e Negligência"Estas palavras são conjuntos de antagonismo -Vetores eternos quando encontrados.Entretanto,A força motrizDa prosperidade e progresso saudáveis da sociedadeQue cria o equilíbrio entre as partes,Não é senão a auto-disciplina -A força verdadeira da crença. Além disso, exatamente aí,Sabemos que existe o desígnio do dito sagrado"Myo é o princípio da revivescência". Oh! Grande e Majestoso Amazonas,Em seu leito corre abundante volume d'água.E, essa correnteza, nascida de uma gota,Atravessa montanhas e vales,Transformando terras ressequidasEm solos verdes e floridos.Lavando a selva de suas margens,Abarca incontáveis afluentes.Esse volume d'água ilimitado,Percorre uma longa jornada. O avanço do nosso Kossen-rufuSereno e magnificente,É como esse grande rio.Juntando inúmeras correntes de pessoas,Abrindo estensos campos e vales e Dominando ondas bravias,A sua meta é o grande oceano da benevolência. Oh! Meus jovens heróis de sublime missão,Que bailam em chão brasileiro,Sejam Majestosos como o Amazonas!Sejam Imponentes como o Amazonas!E construam o grande rio do eterno Kossen-rufuComo o Amazonas, que nunca conheceu a interrupção. Além disso, regando a grande terra do povoE fazendo soprar ventos da paz e tranquilidade,Cultivem o jardim da perene felicidade.
    21 de fevereiro de 1987
    Dedico este poema orando pela felicidade dos companheirosE pela prosperidade do Brasil. DAISAKU IKEDAPresidente Da Soka Gakkai Internacional